Equipes se mobilizaram para levar órgãos em tempo hábil para pacientes que passarão por transplante
Na manhã desta quarta-feira, 12, a Aeronave Arcanjo-06, em uma ação colaborativa entre o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), decolou de Florianópolis com um objetivo nobre: o transporte de órgãos de Três Barras para Blumenau.
A missão envolve equipes do SC Transplante a bordo do avião, enquanto os bombeiros locais se mobilizam em terra para garantir que o órgão captado em Mafra chegue ao seu destino o mais rápido possível. O foco principal é o transporte de um fígado, vital para o transplante, em um tempo que é essencial para a saúde do paciente que irá recebê-lo.
Uma equipe de médicos e técnicos saiu da capital Florianópolis a bordo da aeronave e, após o pouso em Três Barras, irão captar os órgãos de um doador em Mafra. Logo na sequência, irão decolar de Três Barras para o município de Blumenau.
O tenente-coronel Hugo Manfrin Dallossi, atual comandante do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) de Santa Catarina e presente na aeronave, ressaltou a importância das parcerias entre as instituições. “É gratificante ver a união de esforços, tanto no ar quanto em terra, em prol da vida dos catarinenses”, afirmou. Essa colaboração não só salva vidas, mas também proporciona uma nova chance e qualidade de vida àqueles que aguardam por um transplante.
Com cada missão, a equipe do Arcanjo-06 reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população, mostrando que, juntos, é possível fazer a diferença.