Há também reclamações de falta de merenda e materiais de limpeza
Pais de alunos de duas escolas em Bela Vista do Toldo têm feito recorrentes reclamações em relação a problemas estruturais que afetam o cotidiano de seus filhos nos ambientes escolares.
Conforme informações recebidas pela reportagem do JMais por pais de alunos, na escola do Rio d’Areia de Cima há problemas envolvendo até mesmo falta de merenda e de materiais de limpeza. Relatos dos pais apontam ainda que a grama está alta em determinados pontos da unidade escolar, com mais de um metro de altura, e que a direção afirma que não há o que ser feito, pois não há roçadeira na escola.
O diretor do Núcleo Escolar Municipal João Pedro Alberti, Marcelo Martins de Carvalho, alega que as informações relacionadas a falta de merenda e de materiais de limpeza, repassadas por pais de alunos, são inverdades. Ele afirmou estar à frente da direção desde o final de 2023 e procura manter a escola sempre limpa. “Problemas a gente tem em todos os lugares, mas o projeto de reforma da escola já está em fase final, logo entrará para as fases de orçamento e licitação”, afirmou.
O diretor ainda encaminhou algumas fotos que, segundo ele, mostram a atual situação da escola.




Já na escola Terezinha Correa Agostinho, na localidade de Arroio Fundo, os problemas estruturais ocasionam, inclusive, alagamentos em salas de aula e corredores, nos dias de muita chuva. Tal situação é notável em diversos vídeos enviados por pais de alunos ao JMais.
A secretária de Educação de Bela Vista do Toldo, Maria Cristina Schiessl Gelinski, foi procurada pela reportagem e questionada sobre a situação, mas até o fechamento desta publicação, ela não havia respondido.
TRANSPORTE ESCOLAR
Esta não é a primeira situação envolvendo reclamações à Secretaria de Educação de Bela Vista do Toldo. Logo no início do ano letivo de 2024, em fevereiro, houve transtorno envolvendo transporte escolar e estradas danificadas no interior do município.
Em vídeos recebidos pela reportagem do JMais, moradores da localidade do Pinhalzinho, mostram um ônibus escolar encalhado em uma estrada de terra, gerando transtorno ao fluxo de veículos no local. O caso aconteceu justamente no dia que marcou a volta às aulas nas escolas do município, quinta-feira, 15.
Nas imagens, gravadas por pessoas que passavam pelo local, é possível notar que o ônibus escolar teve de ser rebocado por um trator de moradores da localidade para que pudesse se deslocar minimamente e liberar o congestionamento de veículos que vinha se acumulando na estrada.
Na terça-feira, 27 de fevereiro, policiais militares intensificaram as fiscalizações aos veículo destinados ao transporte de escolar nas localidades da Serra do Lucindo, Arroio Fundo, São Roque e Rio dos Poços, interior do município de Bela Vista do Toldo.
Segundo a Polícia Militar, durante a ação, várias irregularidades foram encontradas como cintos de segurança apresentando problemas, no cronotacógrafo, licenciamento em atraso, defeito no sistema de iluminação, falta de equipamento obrigatório, falta de inspeção, entre outras. Um dos motoristas também não possuía o curso de condução destinado à escolares.
Sendo assim, as equipes policiais realizaram os respectivos procedimentos administrativos de trânsito cabíveis para os veículos escolares abordados, bem como orientaram os condutores sobre como proceder para a regularização das pendências mencionadas.