terça-feira, 22

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Vídeo: Polícia Civil de São João do Triunfo conclui investigação sobre venda de falsa aposentadoria

Últimas Notícias

- Ads -

Inquérito está sendo encaminhado para a Justiça Federal

A Delegacia de Polícia Civil de São João do Triunfo concluiu a investigação sobre a venda de falsa aposentadoria, em que uma mulher de 44 anos foi presa em Ponta Grossa por estelionato e associação criminosa. Segundo a Polícia Civil de São João do Triunfo, ela participava de um esquema de vendas de falsa aposentadoria e tinha em seu desfavor 76 boletins de ocorrência envolvendo, principalmente, a prática de fraudes.

De acordo com o delegado Mateus Santarelli (veja entrevista clicando no player acima), na tarde do dia 8 de julho, a Delegacia de Polícia Civil de São João do Triunfo cumpriu ordem judicial de buscas e apreensão, cujo objetivo foi juntar elementos de informação para instruir inquérito policial, que formalizou investigação para apurar crimes de estelionato e associação criminosa por meio da operação Apate. Na ocasião, a mulher foi presa preventivamente na cidade de Ponta Grossa.

“Após análise dos elementos de informação angariados foi possível ratificar a existência do esquema de venda de ‘falsa aposentadoria’. Além das vítimas iniciais, outras pessoas procuraram a Delegacia de Polícia de São João do Triunfo anunciado ter sido alvo da mesma fraude. Ademais, constatou-se também que os investigados ao darem início aos processos junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) utilizavam documentos falsos (laudos/atestados médicos), levando a entidade de direito público a erro, ocasionando prejuízo ao erário (art. 171, §3º, Código Penal)”, disse.

Conforme a PCPR, neste sentido, “conclui-se a presente investigação encaminhando os autos ao Poder Judiciário, sugerindo o declínio de competência externa, porquanto a infração penal ora em epígrafe é de atribuição da Polícia Federal, assim como compete a Justiça Federal processar e julgar a matéria.”