Uma criança, passageira de um Gol de Pato Branco (PR) e o condutor de um dos caminhões, apresentavam suspeita de traumatismo craniano
Em um trágico desdobramento, menos de 24 horas após um acidente que resultou na morte de um jovem de 23 anos em Três Barras, a BR 280 foi palco de mais uma colisão grave. O acidente ocorreu na manhã deste sábado, dia 1º, na localidade de São João dos Cavalheiros, envolvendo três carros e dois caminhões, deixando um total de oito pessoas feridas, sendo duas em estado crítico. As equipes de resgate do Samu e dos bombeiros de Canoinhas e Três Barras foram rapidamente mobilizadas para atender as vítimas.
No total, os socorristas atenderam 12 pessoas. Dessas, oito estavam feridas, com seis sendo levadas ao Hospital de Três Barras e as duas em estado grave encaminhadas ao Hospital de Canoinhas.
Um dos veículos envolvidos, um Volkswagen Gol cinza de Pato Branco (SC), ficou lateralizado em um barranco. Dentro dele, quatro vítimas aguardavam socorro. Uma menina de apenas 11 anos, que estava no banco de trás, apresentava sinais de encarceramento físico e estava consciente, mas desorientada, com sinais vitais alterados. Ela também tinha um ferimento na cabeça, com suspeita de traumatismo craniano e hemorragia interna. Para retirá-la, os bombeiros precisaram cortar o teto do carro. Após o resgate, ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Canoinhas.
Na mesma situação, estava uma mulher de 40 anos no banco da frente, que, apesar de consciente, estava presa no veículo. Os socorristas tiveram que cortar o para-brisa para conseguir removê-la. Ela foi levada ao Hospital de Três Barras, assim como um menino de 3 anos que estava no colo de um homem na cena e apresentava sonolência. O condutor do Gol, um homem de 49 anos, estava consciente e decidiu se deslocar por conta própria até a UPA de Canoinhas enquanto a equipe trabalhava no local.
Um dos caminhões envolvidos, um Volvo FH 540 vermelho, estava fora da pista após uma colisão frontal. O motorista, de 28 anos, encontrado sentado à beira da pista, estava consciente, mas desorientado, e apresentava ferimentos na cabeça, suspeita de traumatismo craniano e fraturas. Ele também foi levado à UPA de Canoinhas.
Outro Gol, com placas de Irineópolis, ficou no acostamento após uma colisão frontal e lateral. Quatro pessoas estavam a bordo: o condutor de 39 anos, uma mulher de 34 anos no banco do carona, e duas crianças de 8 e 10 anos, todas estáveis e levadas ao Hospital de Três Barras.
Um terceiro veículo, um Fluence branco, também se envolveu no acidente, mas seus ocupantes, um homem de 29 anos e uma jovem de 23 anos, estavam conscientes e recusaram atendimento médico, assinando a ficha de recusa.
Por fim, um caminhão Volvo FH400 cinza, que estava no acostamento, tinha apenas o condutor de 58 anos a bordo, que saiu ileso e também se recusou a receber atendimento.
A Polícia Rodoviária Federal estava no local e confirmou ter presenciado o acidente. Após o atendimento às vítimas e a limpeza da pista, os bombeiros deixaram a cena sob os cuidados da polícia.
Cenas do acidente foram registradas por pessoas que passavam pelo local. Confira as imagens a seguir.
Imagens feitas pelas equipes do Corpo de Bombeiros: