sexta-feira, 2

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Vereadores mostram preocupação com possibilidade de enchente se agravar em Canoinhas

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Requerimento cobra ações para preservar a economia

ALERTA

Os vereadores de Canoinhas usaram boa parte da sessão desta segunda-feira, 16, para demonstrar preocupação com a cheia do rio Canoinhas. Nesta segunda o nível recuou alguns centímetros, mas como há previsão de mais chuva, eles cobraram um planejamento do Executivo prevendo um cenário ainda pior.

Zenilda Lemos (MDB), que também é assistente social do Município, explicou as ações humanitárias que estão em curso. Mais de 1,2 mil famílias estão recebendo apoio, segundo ela.

Maurício Zimmermann (PL) disse ser o momento de se falar da SC-120, rodovia de chão batido que liga Canoinhas a Timbó Grande. Ele disse que a rodovia está “praticamente intransitável”.

“Se tiver uma cheia maior daqui pra frente vai causar um problema ainda maior”, disse Wilmar Sudoski (PSD).

Willian Godoy (PSD) demonstrou preocupação com o aspecto econômico da cidade. Em requerimento aprovado ele pede que o executivo municipal adote com urgência todas as medidas necessárias para mitigar os danos causados ao desenvolvimento econômico e social da cidade. “As fortes chuvas têm castigado todo o Estado, com destaque para a região de Canoinhas, como consequência nossa cidade enfrenta alagamentos causando diversos prejuízos para moradores e empresários. Diversas residências foram e ainda podem ser afetadas nos próximos dias, elevando ainda mais os danos causados aos moradores canoinhenses”, diz por meio do requerimento.

O vereador sugere as seguintes medidas:
a) Isenção total do IPTU ano 2024, para moradores de residências atingidas pelas cheias ou deslizamentos ocorridos no ano de 2023;
b) A criação de um fundo de fomento para recuperação de residências atingidas, com subsídio de juros, sendo implementado através de linhas de microcrédito disponibilizadas por bancos e/ou cooperativas de crédito;
c) A criação de um fundo garantidor de crédito, em parceria com o Sebrae, para fomentar a recuperação empresarial, com juros subsidiados pelo poder público municipal e carência mínima de seis meses.
d) Realizar estudo técnico com objetivo de identificar a viabilidade para conceder redução da alíquota de ISS em casos de serviços destinados a atender vítimas dos eventos climáticos ocorridos no ano de 2023.




A PROPÓSITO

Está faltando um pouco de timing aos vereadores ao reclamarem das condições das estradas. Ok, o problema é grande, real e antigo, mas não vai ser no meio de uma enchente que eles vão encontrar a solução do problema. Estados e Municípios estão focados em retirar famílias da enchente e garantir comida, água, um colchão para que essas pessoas possam pernoitar entre outras necessidades básicas. Esta é a devida prioridade. Resolver os problemas dos desabrigados e das estradas seria ideal, mas não vai acontecer. Se com bom tempo nada foi feito, não vai ser no meio de uma enchente que será.




EM BREVE

Vereador Gil Baiano (PL) disse que o governador Jorginho Mello (PL) deve estar em Canoinhas nos próximos dias, mas não precisou a data. Embora Baiano não tenha mencionado, Mello deve uma visita para assinar a tão esperada ordem de serviço da obra de restauração da SC-477.






FALANDO EM GOVERNO

O Governo do Estado montou uma força-tarefa para estudar um pacote de ações de apoio financeiro e recuperação econômica para pessoas e empresas atingidas pelas enchentes em Santa Catarina. A proposta, que está em fase de formatação, deve incluir fornecedoras de serviços públicos básicos, como Casan e Celesc, órgãos tributários como a Fazenda, e de financiamento como Badesc e BRDE.






SEGURANÇA

Moradores da rua Antônio Salomon, no bairro canoinhense do Alto das Palmeiras, onde existe um carreiro amplamente utilizado pelos
pedestres, dando acesso à rua João Muller, estão clamando por segurança. Isso porque, na semana passada, uma senhora de 75 anos foi abusada sexualmente por um rapaz que chegou a ser preso, foi ouvido e solto.

Os vereadores estão pedindo que o Executivo estude a possibilidade de desapropriar a área a fim de abrir uma rua no local.





MUDANÇA

O delegado Rui Orestes Kuchnir, que atuou por anos em Canoinhas deixou a comarca na semana passada. Ele assumiu como delegado de entrância especial em Jaraguá do Sul.




NOMEADO

O professor Wilson Finta assumiu interinamente a direção do Cedup Vidal Ramos. O diretor João Carlos Martins foi afastado depois da abertura de um processo administrativo para investigar sua conduta diante de uma acusação de assédio sexual.



ARGUMENTAÇÃO

“A renúncia ao cargo de Prefeito do Município de Três Barras não afasta a necessidade de manutenção da segregação cautelar, notadamente em razão do prestígio e da influência que o denunciado ostenta frente à Administração Municipal, considerando que era titular de mandato eletivo”. Dessa forma, o juiz criminal Eduardo Veiga Vidal negou habeas-corpus ao ex-prefeito de Três Barras, Luis Shimoguiri.









MAIS JOVEM

Vista de Pescaria Brava/Divulgação

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a criação do município de Boa Esperança do Norte (MT), que será o mais jovem município do país. Com isto, o título deixa de ser da catarinense Pescaria Brava, que teve a emancipação confirmada apenas 11 anos atrás, em 2012.