Ofício ao DNIT será encaminhado
PROVIDÊNCIA
Os vereadores de Canoinhas discutiram longamente na noite deste segunda-feira, 17, na última sessão antes do recesso de meio de ano, a situação da rotatória da rodovia BR-280, em frente ao Parque de Exposições Ouro Verde.
André Flenik (Podemos), Wilmar Sudoski (PSD), Osmar Oleskovicz (PSD) e Tatiane Carvalho (MDB) assinam ofício que será encaminhado a Adilene
Adratt, engenheira responsável pelo Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) de Mafra, solicitando informações sobre a previsão de melhorias na iluminação e sinalização no trevo de acesso a Canoinhas entre a BR-280 e a Estrada Dona Francisca.
Eles citam relatos feitos ao JMais neste domingo, 16, logo após a morte de um ciclista na rotatória, atropelado por uma caminhonete.
A reportagem do colunista Biluka traz relatos de testemunhas apontando iluminação e sinalização insuficientes, o que propicia acidentes.
O requerimento pede que seja realizada a revisão da iluminação e sinalização dos trevos do Portal de Canoinhas e do trevo próximo a Empresa da Cia Canoinhas e, ainda, estudos para se construir um elevado na rodovia, “pois o bairro Piedade é um dos bairros que mais cresce no município tendo três conjuntos habitacionais, três educandários e muitos outros equipamentos públicos”, citam os vereadores.
TRÂNSITO
A ex-vereadora Camila Lima (MDB) é a nova responsável pelo Departamento de Trânsito de Canoinhas (Detracan). A nomeação foi confirmada na semana passada pela prefeita Juliana Maciel Hoppe (PSDB).
CULTURA

Com o vice-prefeito Marcos Homer (Podemos) na pasta de Obras, a Fundação Cultural de Canoinhas foi para as mãos da professora Viviane Guedes. Já o diretor do Sagrado Coração de Jesus, James Brey, assumiu o cargo honorário de presidente da Fundação.
NADA DE NOVO NO FRONT
Vereadores de oposição a Juliana Maciel Hoppe (PSDB) voltaram a criticar a gestão por mandar projetos de lei no afogadilho.
“O que ela criticava também está fazendo. Que faça gestão, porque a gestão que ela tanto cobrava é péssima”
Do vereador Osmar Oleskovicz, criticando o trabalho da prefeita
PLANO DIRETOR
Wilmar Sudoski, Osmar Oleskovicz e Willian Godoy (PSD) estão pedindo que o Executivo encaminhe os projetos de lei que estabelecem mudanças no Plano Diretor com substitutivo o mais rápido possível para análise e votação, “considerando a importância que o Plano Diretor exerce no desenvolvimento e na organização urbana de nosso município.” Segundo eles, empresários têm pressionado pela aprovação do plano, porém, isso é impossível se o Executivo não encaminhar os projetos que compõem o plano.
FAZ UM PIX
Vereadora Silmara Gontarek (UB) pediu que seja encaminhado ofício à Empresa Hiper Of Ltda, solicitando que seja implantada a venda de cartão do estacionamento rotativo por meio de máquina de cartão ou pix.
LAGES
A Operação Mensageiro teve nesta segunda-feira, 17, o primeiro dia de audiências do processo contra investigados de Lages. No total, 11 testemunhas prestaram depoimentos sobre temas como finanças, orçamento, licitações e contratos da prefeitura de Lages e a empresa Serrana Engenharia, pivô da investigação.
TUBARÃO

A Câmara de Vereadores de Tubarão definiu nesta segunda-feira, 17, a data e as regras para a eleição indireta que vai escolher o novo prefeito e o novo vice do município. A votação será no dia 7 de agosto, às 19h, em sessão exclusiva da Câmara. A escolha será feita pelos parlamentares e os eleitos vão comandar a cidade até dezembro de 2024, a exemplo do que aconteceu em Papanduva.
INTOCÁVEL
Os nove juízes da Comarca de Tubarão negaram julgar o processo contra o ex-prefeito Joares Ponticelli (PP), investigado na Operação Mensageiro. O caso foi parar em 1ª instância, após o político formalizar carta de renúncia. Os magistrados indicaram o art. 145, inciso 1º, do Código de Processo Civil (CPC), que garante às autoridades julgadoras a prerrogativa de declarar suspeição por motivo de foro íntimo, sem necessidade de justificativa.
Ainda não se sabe nas mãos de qual juiz e de que comarca o ex-prefeito vai cair.
EDUCAÇÃO
Um termo de cooperação entre o governo de Santa Catarina, Acafe e Celesc vai permitir a instalação de aparelhos de ar-condicionado e lousas digitais nas escolas da rede estadual. O acordo foi firmado nesta segunda-feira, 17, em Florianópolis e também irá mapear as carências na rede elétrica das unidades de ensino.
MDB EM MOVIMENTO

O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (na foto, em pé), esteve em Santa Catarina no fim de semana para empossar 36 coordenadores regionais e acompanhar os preparativos para 2024. O foco é manter o partido como o maior e mais capilarizado do Estado.