Votação ocorreu na sessão de segunda-feira, 2
Os vereadores de Três Barras aprovaram por nove votos a zero as contas do prefeito Luiz Shimoguiri, referente ao comando do município no exercício de 2020. A votação, que ocorreu de forma secreta, foi realizada na última segunda-feira, 2. Os edis acompanharam a recomendação do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) que havia enviado parecer para aprovação em dezembro de 2021.
O TCE havia feito algumas ressalvas para que o município observe e progrida para as próximas apresentações ao Tribunal.
De acordo com o parecer da Comissão de Finanças, Orçamento e Contas do Município, as restrições se davam, basicamente, ao atraso na entrega da prestação de contas, alertava para a necessidade de garantir o alcance de metas estabelecidas no orçamento, principalmente na área da educação, para o atendimento na pré-escola e em creches, e a verificava da ausência de disponibilização em meios eletrônicos de informações pormenorizadas referentes à arrecadação.
As recomendações compuseram o parecer aprovado pelo TCE, relatado pelo então Conselheiro Herneus João de Nadal em sessão presidida por Adircélio de Moraes Ferreira Júnior em 01 de Dezembro de 2021.
Ao discutir a matéria, Laudecir José Gonçalves, Barriga (PL), disse que “em 2019 o TCE já havia apontado restrições quanto à educação, agora em 2020 temos mais apontamentos (…) vou votar pela aprovação, acompanhando a recomendação do tribunal, mas fica o pedido para que o executivo analise todas as ressalvas”, destacou.
A votação foi nominal e secreta, onde os vereadores depositaram cédulas em uma urna lacrada. Pela ordem, votaram: Marcos Rogério de Paula (PL); Gerson Luis Lescovitz (PTB); Laudecir José Gonçalves (PL); Willian Hamilton Machado De Lima (Cidadania); João Francisco Canani Junior (PSC); Josecleia Maria de Souza Simas Gazaniga (MDB); Ernani Wogeinaki Junior (União); Daniele Krailing (PP); e Mara Carla Eufrasio Shimoguiri (PTB).

Os votos foram conferidos por Canani Jr e Gerson Lescovitz. Abrahão Mussi (União) e Edenilson Enguel (PSD), ambos integrantes da comissão que analisou o parecer do TCE e elaborou o parecer pela aprovação na Câmara, não participaram da sessão.