Unidade está sob a administração da organização social Ideas
UPA
Não bastasse a demora por atendimento médico em alguns períodos do dia, agora a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Canoinhas também é alvo de reclamação por falta de cuidado e acolhimento a pacientes que ficam em observação.
A situação foi denunciada pelo vereador Wilmar Sudoski (PSD), que na sessão de segunda-feira, 27, apresentou requerimento solicitando providências imediatas por parte da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde. A UPA está sob a administração da organização social Ideas.
De acordo com o vereador, um paciente que esteve em observação na UPA por cinco horas há poucos dias, fez relatos de que a realidade da unidade é preocupante, com camas do quarto desprovidas de travesseiros, o que obrigou os enfermos a improvisarem com cobertores dobrados.
“Condições como esta não só comprometem o conforto dos pacientes, como também é inadequada para o ambiente hospitalar, onde o mínimo que se espera é um suporte adequado para a recuperação dos enfermos”, argumenta Sudoski.
Outro ponto crítico apontado pelo paciente foi a falta de iluminação no banheiro do quarto. A situação se tornou constrangedora e perigosa quando o acompanhante teve que levar outro paciente ao sanitário e, para conseguir luz suficiente, se obrigou a manter a porta aberta, expondo assim a privacidade de uma pessoa idosa e debilitada.
“Isso é inaceitável para a dignidade e conforto de quem necessita de cuidados médicos”, dispara o vereador.
O vereador reforça que tais circunstâncias são um reflexo da falta de atenção aos detalhes básicos de conforto e segurança, e que deveriam ser prioritários em qualquer unidade de saúde.
“É fundamental que os pacientes tenham acesso a um ambiente minimamente adequado durante sua permanência na UPA, em conformidade com os direitos básicos de qualquer cidadão que busca atendimento médico. Além disso, é essencial que os acompanhantes também se sintam respeitados e seguros”, afirma Sudoski.
CONTRAPONTO
O Município foi procurado e deu a seguinte resposta:
“A atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas lembra a população que por causa da roubalheira e corrupção, recebeu a saúde em quase abandono em algumas áreas. E a UPA vivia momento difícil também.
Com gestão séria e ética estamos avançando muito na saúde: dobramos o número de médicos nos postos, aumentamos em 55% o número de consultas, o interior nunca teve o atendimento realizado agora e na UPA também os avanços são sentidos. A prioridade da unidade é salvar vidas.
Em abril foram realizados mais de SEIS MIL atendimentos na UPA, destes, 829 foram em pediatria, serviço inédito implantado pelo governo da prefeita Juliana. “Quando o prefeito não rouba e é preso, dá pra fazer e estamos iniciando as mudanças necessárias com avanços importantes como a contratação de pediatria que trabalha no plantão”, ressalta Juliana Maciel.
Hoje, com a administração realizada pela cooperativa na UPA, vários avanços foram realizados, inclusive com melhorias estruturais e na rouparia que tem código de rastreio para extravio (a UPA de Canoinhas não tinha 10% do enxoval que hoje é disponibilizado lá).
Não há falta de travesseiro ou iluminação.


Sobre a questão dos travesseiros é importante ressaltar que a UPA é destinada a atendimentos de urgência e emergência, ou seja, o paciente não fica para internação, apenas aguarda exames e uma eventual transferência hospitalar. A unidade disponibiliza enxoval novo de lençol e coberta, toalha de banho e fronhas. Também disponibiliza travesseiros para os leitos de observação.
Sobre o tempo de espera: é condizente com a situação em que o paciente se encontra. Ressaltamos que a prioridade da UPA é salvar vidas. Foram 509 atendimentos de urgência e emergência em abril. E quando o risco é eminente, a prioridade é absoluta e o atendimento é imediato. Portanto, o tempo de espera equivale ao risco apresentado pelo paciente.
Sobre problemas na iluminação, a direção ressalta que a manutenção é permanente, com uma pessoa à disposição da UPA para resolver todos os problemas o mais rápido possível. Na semana passada, por exemplo, foi trocada a iluminação externa da unidade que estava sem condições e no início da gestão foram trocadas todas as lâmpadas em mau estado de conservação.
A direção da UPA trabalha incansavelmente para dar atenção a todos os detalhes básicos de conforto e segurança aos usuários dos serviços. Desta forma, busca oferecer a todos os pacientes, em um momento que já lhes é difícil, o melhor atendimento possível.
A unidade está aberta para receber a equipe do JMais para acompanhar a rotina de atendimento e conhecer a rouparia disponível.”