Nobel da paz foi para ativista pelos direitos das mulheres no Irã
A Academia Real das Ciências da Suécia concede o Prêmio Nobel de Física, o Prêmio Nobel de Química e o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel; a Assembleia do Nobel do Instituto Karolinska concede o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina; a Academia Sueca concede o Prêmio Nobel de Literatura; e o Prêmio Nobel da Paz não é concedido por uma organização sueca, mas pelo Comitê Norueguês do Nobel. Entre 1901 e 2023, o Prêmio Nobel e o Prêmio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel foram concedidos 619 vezes a 987 pessoas e organizações. Com algumas pessoas recebendo o Nobel mais de uma vez, isso perfaz um total de 943 indivíduos e 25 organizações. O valor do prêmio chega a 5 milhões de euros para cada categoria.
Veja abaixo os ganhadores deste ano de 2023:
MEDICINA

Katalin Karikó e Drew Weissman ganharam na segunda, 2, o Nobel de Medicina 2023 por suas “descobertas sobre modificações de bases de nucleosídeos que permitiram o desenvolvimento de vacinas de mRNA
eficazes contra a covid-19”. A dupla começou a trabalhar junta em 1997 e, desde então, vinham estudando possibilidades de incorporar o RNA mensageiro na indústria farmacêutica de forma eficaz.
FÍSICA

Três pesquisadores vão dividir as láureas: os franceses Anne L’Huillier e Pierre Agostini e o húngaro-austríaco Ferenc Krausz.
Eles foram nomes fundamentais no desenvolvimento de uma área de pesquisa desconhecida do público geral, a física de attossegundos.
O objetivo dos attofísicos é produzir pulsos de luz com attosegundos de duração. Um attossegundo equivale a um quintilhonésimo (sim, essa palavra existe) de segundo. Isso é quantidade de tempo tão ínfima que um attossegundo está para uma batida do seu coração como a batida do seu coração está para a idade do Universo.
QUÍMICA

O russo Alexey Ekimov, do Nanocrystals Technology Inc., o francês Moungi Bawendi, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), e o americano Louis Brus, da Universidade de Columbia, foram os vencedores do nobel de Química.
Eles foram laureados pelo desenvolvimento de uma tecnologia chamada pontos quânticos, presente em sua TV e monitor de LED, por exemplo.
LITERATURA

O escritor Jon Fosse foi o grande vencedor do nobel de Literatura. O escritor norueguês tem peças e livros traduzidos para mais de 50 idiomas.
PAZ

O Prêmio Nobel da Paz de 2023 foi concedido para a ativista iraniana Narges Mohammadi. Segundo os organizadores, a vencedora ganhou o prêmio pela sua luta pelos direitos das mulheres no Irã contra a “sistemática descriminação e opressão do regime iraniano”.
O Comitê do Prêmio Nobel destacou que Mohammadi já foi presa 13 vezes no Irã e condenada a 31 anos de prisão por conta de seu ativismo. Mesmo da prisão, a ativista conseguiu continuar a sua luta pelos direitos das mulheres no país persa e foi uma das lideranças da onda de protestos no ano passado no Irã após a morte de Mahsa Amini, uma jovem de 22 anos que foi morta após ser detida pela polícia iraniana em Teerã sob a acusação de não usar o hijab, véu que cobre os cabelos, de maneira adequada.
ECONOMIA

O Prêmio Nobel de Economia de 2023 foi concedido nesta segunda-feira, 9, encerrando o ciclo deste ano, a Claudia Goldin, professora da Universidade Harvard, por seus trabalhos sobre mulheres no mercado de trabalho. Ela é a terceira mulher a vencer o prêmio desde sua primeira edição, em 1969.
Claudia Goldin tem 77 anos, nasceu em Nova York (Estados Unidos) e é PhD pela Universidade de Chicago. Ela é codiretora do Grupo de Estudos sobre Gêneros na Economia do National Bureau of Economic Research (NBER).
Os estudos da vencedora mostraram que, parte da explicação para que, ainda hoje, ocorra uma grande disparidade salarial e de oportunidades entre homens e mulheres (gender gap, em inglês) é a fase da vida em que mulheres precisam tomar decisões importantes para suas carreiras, ainda muito jovens, quando devem fazer escolhas sobre assuntos como a maternidade, por exemplo.