Inserções começam no dia 30 de agosto e seguem até o dia 3 de outubro
A partir do dia 30 de agosto, candidatos ao cargo de prefeito e vereadores começam a apresentar suas propostas nas emissoras de rádio. A propaganda eleitoral das Eleições Municipais 2024 será veiculada até o dia 3 de outubro, de segunda-feira a sábado.
Nesta semana, o Cartório Eleitoral de Canoinhas definiu em reunião com partidos, coligações concorrentes à eleição, representantes das emissoras e Justiça Eleitoral, conforme a acomodação partidária, o tempo de propaganda no horário eleitoral gratuito no rádio.
Dessa forma, entre os candidatos à Prefeitura de Canoinhas, a candidata à reeleição Juliana Maciel (PL) terá maior tempo. A coligação O Trabalho Vai Continuar formada pelos partidos PL, Progressistas, PRD e União Brasil terá 4 minutos e 15 segundos de tempo.
A coligação Amor, Trabalho e Compromisso, que apoia Paulinho Basílio, formada por MDB, PSB, PSD e Republicanos, terá 2 minutos e 52 segundos.
Já a coligação Podemos Construir Uma Nova História Para Canoinhas, formada pelo Podemos, PSDB e Cidadania, terá 56 segundos. O candidato é Cleverton Durau (Podemos).
Por fim, a coligação Renova Canoinhas, formada por Avante, PV, PC do B e PT, de Andrey Watzko, terá 1 minuto e 57 segundos.
Samuel Lubke (PRTB) não terá tempo de rádio.
Em sorteio, foi definida a ordem da propaganda no Horário Eleitoral no primeiro dia: 1. Coligação O Trabalho Vai Continuar (PL, Progressistas, PRF E União Brasil); 2. Coligação Amor, Trabalho e Compromisso (MDB, PSB, PSD e Republicanos); 3. Coligação Podemos Construir Uma Nova História para Canoinhas (Podemos, PSDB e Cidadania); e 4. Coligação Renova Canoinhas (Avante, PT, PC do B e PV).
Além do horário eleitoral gratuito, ficou definido que 84 inserções serão veiculadas das 5 da manhã até a meia-noite nas rádios da cidade com propaganda dos candidatos nos intervalos comerciais.
NOMINATA
Foi definida também a distribuição de tempo de inserção para os candidatos a vereador. A distribuição é feita por partido ou coligação. No entanto, cabe a cada coligação e aos partidos definirem o tempo dos seus candidatos.
A coligação O Trabalho Vai Continuar, formada pelos partidos PL, Progressistas, PRD e União Brasil terá um total de 17 minutos e 52 segundos de tempo.
Em seguida vem a coligação Amor, Trabalho e Compromisso, formada por MDB, PSB, PSD e Republicanos, que terá 12 minutos e 6 segundos.
Já a coligação Renova Canoinhas, formada por Avante, PV, PC do B e PT terá 8 minutos e 5 segundos.
O menor tempo fica com a coligação Podemos Construir Uma Nova História Para Canoinhas, formada pelo Podemos, PSDB e Cidadania, que contará com um tempo de 3 minutos e 55 segundos.
Veja abaixo como ficou a distribuição diária:
- Candidatos do PSDB e Cidadania – 1 minuto e 11 segundos
- Candidatos do PT/PCdoB e PV – 4 minutos e 33 segundos
- Candidatos do Republicanos – 2 minutos e 22 segundos
- Candidatos do PP – 2 minutos e 44 segundos
- Candidatos do MDB – 2 minutos e 28 segundos
- Candidatos do Podemos – 1 minutos e 11 segundos
- Candidatos do PL – 5 minutos e 31 segundos
- Candidatos do PRD – 30 segundos
- Candidatos do PSB – 58 segundos
- Candidatos do União Brasil – 3 minutos e 23 segundos
- Candidatos do PSD – 2 minutos e 28 segundos
- Candidatos do Avante – 36 segundos.