sexta-feira, 18

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

‘Urna para desabafos’ busca prevenir suicídios em escola de Irineópolis

Últimas Notícias

- Ads -

Professores dizem que resultados alcançados são espetaculares

O Coletivo Viva, grupo formado por professores e alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Horácio Nunes, de Irineópolis, vem realizando ações alusivas ao Setembro Amarelo. O principal objetivo da equipe é, justamente, discutir a prevenção ao suicídio, bem como debater os assuntos relacionados ao tema. “Vale destacar que os encontros acontecem mensalmente, nas dependências da unidade escolar. É uma iniciativa com atuação contínua sobre o tema”, explica a professora Maria Eliane Silveira.

O Coletivo Viva conta com uma rede de apoio composta por profissionais das mais variadas esferas, que realizam, inclusive, o encaminhamento ao serviço de saúde ou a qualquer outro ponto da Rede Intersetorial do município, se necessário. Conta também com ações que serão realizadas no âmbito escolar durante o mês de setembro e nos meses subsequentes. Uma delas é a disponibilização de uma urna na escola, para que os alunos depositem bilhetes com seus desabafos e descrevam fatos sobre sua vida que normalmente não falariam com ninguém e posteriormente a equipe composta por profissionais qualificados entram em ação realizando trabalhos para tratar ou amenizar as situações descritas.

O grupo é uma iniciativa do psicólogo Emerson Miguel e da professora orientadora Mirian Rutenski Kozoski. “Os resultados já alcançados são espetaculares, no que tange a participação e o empenho dos alunos, em relação ao debate e a disseminação de informações relacionadas à saúde e ao bem-estar pessoal, bem como o combate ao suicídio”, conclui Maria Eliane.