segunda-feira, 21

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Uniarp realiza 1ª Maratona de Inovação das Engenharias

Últimas Notícias

- Ads -

Maratona envolveu cursos de engenharias de Produção, Civil, Mecânica, Elétrica, Controle e Automação, Agronomia e Arquitetura e Urbanismo

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), realizou no sábado, 17, a 1ª Maratona de Inovação das Engenharias. O evento, que se estendeu ao longo do dia, foi um momento de integração e planejamento, unindo a teoria acadêmica com a prática.
A Maratona foi organizada pelo Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) da Uniarp, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O evento teve participação ativa de estudantes do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade, além de pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Social, Inovação e Gestão. Os membros da equipe organizadora foram essenciais para a realização e sucesso do evento, contribuindo com seu conhecimento e experiência em inovação e desenvolvimento regional.

“A parte teórica eles têm em sala de aula, aqui, é o momento para desenvolver as suas criatividades, com projetos inovadores, com projetos que realmente venham a atender as necessidades que hoje o mercado impõe”, destacou o reitor da Uniarp, Dr. Neoberto Balestrin.
A Maratona envolveu os cursos de engenharias de Produção, Civil, Mecânica, Elétrica, Controle e Automação, Agronomia e Arquitetura e Urbanismo.

“A ideia disso tudo é desenvolver no nosso acadêmico o espírito empreendedor, o espírito inovador, é fazer com que saia da sala de aula tradicional, com que ele tenha acesso a atividades diferenciadas. E o grande ponto diferencial desse evento é que nós desenvolvemos novas soluções para problemas regionais, com propostas de soluções inovadoras por parte dos nossos estudantes”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Inovação e Tecnologia da Uniarp, professora dra. Ivanete Schneider Hahn.

As três melhores propostas foram premiadas em dinheiro, além de troféus e de declarações de honra ao mérito. “Nós temos o NIT e, agora com o grupo da Engenharia, podemos começar a trazer mais e mais soluções para os nossos problemas aqui. Esperamos que no próximo ano tenhamos a participação de outros cursos para buscar ainda mais inovação”, finalizou a professora Dra. Rosana Ogoshi.
O evento fomentou ainda o espírito de inovação entre os estudantes e fortaleceu a conexão entre a academia e a indústria, visando soluções que possam ser aplicadas diretamente nos setores econômicos estratégicos da região.

O sucesso da maratona já cria expectativas para as próximas edições, com o objetivo de continuar promovendo a inovação e o empreendedorismo entre os estudantes. A Uniarp agradece a todos os envolvidos e reforça seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável da comunidade.



Equipes vencedoras:

  • 1º lugar: Power-Bee Energia Natural
  • 2º lugar: Bio Vitta
  • 3º lugar: Floremec – Retificadora de Madeira