Secretaria de Saúde mobiliza equipes para controle do mosquito e prevenção de novos casos
A Secretaria de Saúde de União da Vitória informou que foram confirmados dois casos de Chikungunya e um caso de Dengue, contraídos de forma autóctone no município. Essas doenças são transmitidas pela picada do mosquito Aedes Aegypti contaminado.
Para evitar a proliferação da doença, a equipe da Vigilância Ambiental intensificou a atuação nas áreas onde estão sendo localizados focos do mosquito.
A secretária de Saúde, Sonia Guzzoni Drozda, explicou que os agentes de combate à endemias estão atuando para evitar casos dessas doenças, e que estão intensificando as ações com a aplicação de um inseticida nas regiões onde temos focos do Aedes.
A população é convidada a colaborar, seguindo as instruções recebidas e cuidando para evitar focos do mosquito em suas casas e comércios.
Em casos de sintomas, a recomendação é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para receber tratamento adequado.
Sintomas das doenças:
- Dengue: febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo.
- Chikungunya: febre, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e exantema (erupção na pele).
- Zika: exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), conjuntivite (olhos vermelhos sem secreção ou coceira), dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça.