sexta-feira, 2

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

União Brasil é o partido com o maior número de filiados em câmaras da comarca de Canoinhas

Últimas Notícias

- Ads -

Em Santa Catarina, apenas sete prefeitos são filiados ao partido

Apesar de haver 29 partidos políticos em atividade no Brasil atualmente, um grupo de sete legendas concentra 80% das cadeiras do Congresso, além de 70% dos governos estaduais. Tais legendas representam também a maioria dos representantes em Executivos e Legislativos municipais, e Assembleias Legislativas.

Em primeiro lugar, neste grupo de sete legendas, há duas siglas. O partido do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, PL, e o partido do atual presidente Lula, PT.

O troca troca partidário estimulado pela janela partidária fechada em abril mudou o cenário como todo ano eleitoral acontece. Dessa forma, o União Brasil, que junto com o PT foi a sigla que mais elegeu governadores há dois anos, por exemplo, viu 67,5% do seu crescimento vir apenas dos quatro estados em venceu a eleição em 2022. O partido, ao todo, filiou 200 novos prefeitos. Entretanto, no saldo geral, tem 45 prefeituras a mais do que em 2024.


DISTRIBUIÇÃO DE PREFEITURAS POR PARTIDOS NO BRASIL

Reprodução Jornal O Globo. Leia mais sobre o tema clicando aqui

MDB ainda lidera em número de prefeituras no País

Reprodução Jornal O Globo. Leia mais sobre o tema clicando aqui



SANTA CATARINA E PLANALTO NORTE

Distribuição de prefeituras em Santa Catarina

Reprodução Jornal O Globo. Leia mais sobre o tema clicando aqui

Dados atualizados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que a maior parte dos municípios catarinenses ainda têm prefeitos ou prefeitas filiados ao MDB, com 95, ao todo. É o atual partido da prefeita de Três Barras, Ana Cláudia Quege, que se filiou recentemente, e do prefeito de Mafra, Emerson Mass.

Quanto ao PL de Jair Bolsonaro, são 58 chefes de Executivos municipais catarinenses filiados, incluindo Juliana Maciel Hoppe, de Canoinhas, filiada por influência do atual governador do Estado, Jorginho Mello.

O PP possui 49 filiados ocupando cargos de prefeitos ou prefeitas. No Planalto Norte, representam o partido, os prefeitos de Itaiópolis, Mozart Myczkowski, e o prefeito de Major Vieira, Edson Schroeder, que se filiou após deixar o PT.

Com 44 prefeitos filiados, o PSD possui somente um representante na região do Planalto Norte: Jefferson Chupel, prefeito de Papanduva. Assim como o PSDB, tendo apenas Laudemir Arcari, prefeito de Irineópolis, como representante na região. No Estado, são 17 filiados como chefes do Executivo.

Um dos sete prefeitos filiados ao União Brasil em todo o Estado de Santa Catarina é Valdecir Krauss, atual prefeito de Bela Vista do Toldo.



LEGISLATIVOS NA COMARCA

No que diz respeito às Câmaras de Vereadores da comarca, a movimentação foi grande nos últiimos meses. Em Três Barras, o partido que se destaca no Legislativo é o União Brasil. São quatro vereadores filiados depois da janela (antes eram dois): Abrahão Mussi, Gerson Lescovitz, Mara Shimoguiri e Marcos Rogério de Paula.

No PL, são filiados Willian de Lima e Laudecir Gonçalves, o vereador Barriga. Josi Gazaniga e Junior Canani são filiados ao MDB, enquanto Dionice Guimarães e Ernani Wogeinaki Junior são do Podemos.

Em Bela Vista do Toldo, também são quatro vereadores filiados ao União Brasil: Antônio Alberti, Marcos Antônio Kogi, Rafael Alberti e Mauro Falkievicz. Importante salientar que o UB surgiu da fusão do PSL e do DEM. O PSL foi o partido que o ex-prefeito Adelmo Alberti criou em Bela Vista do Toldo para eleger sua bancada na Câmara.

Anselmo Woidella é filiado ao Podemos, Dinei Berdnaski trocou o PTB pelo PSD, e Osni Stelzner segue no MDB. Maíra Mizwa está no PRB.

Em Major Vieira, no entanto, apenas um representante do Legislativo é filiado ao União Brasil: Soleima de Oliveria. Agora há dois representantes do Podemos e um do PSD. Com o prefeito Edson Schoreder indo para o PP, puxou para os progressistas o vereador Osnildo Ricardo (ex-Republicanos). Silvio Kizema e Alcir Amador já eram da sigla.

Ao MDB são filiados, Vicente Paulitsky Neto e Laércio Sobczack.

Em Canoinhas, o PL é o partido da chefe do Executivo, a prefeita Juliana Maciel Hoppe, e de quatro vereadores: Adilson Steidel, André Ramon Flenik, Gilmar Martins e, o atual presidente da Câmara, Mauricio Zimmermann.

Adiante nas estatísticas em relação às legendas estão: União Brasil, PSD, MDB e PP. O segundo possui três representantes atualmente na Câmara de Vereadores em Canoinhas: Osmar Oleskovicz, Willian Godoy e Wilmar Sudoski.

Já a União Brasil contempla duas representantes atualmente no Legislativo canoinhense: Silmara Gontarek e Zenilda Lemos. A vereadora Tatiane Carvalho é a única representante do MDB, partido que mais elegeu chefes de Executivo e Legislativo há quatro anos.