São 16 nomes divulgados pela sigla
PRÉ-CAMPANHA
O presidente municipal do União Brasil (UB), James Brey, divulgou nas redes sociais um vídeo com fotos e nomes de 16 pré-candidatos a vereador pela sigla em Canoinhas. A estratégia repete o que fez o Podemos, que também divulgou uma pré-nominata no mês passado.
Entre os 16 nomes revelados, há figuras dadas como certas como as vereadoras Zenilda Lemos e Silmara Gontarek, além do nome do próprio James Brey e de eternos políticos como Edmilson Verka e Tarciso de Lima. O chefe da Defesa Civil, Ivan Karuncho, também não causa surpresa.
Na ala das surpresas e menos conhecidos estão nomes como Rosicleia Greschechem, Sidinei da Saúde, Pastora Loreni, Joaquim Padilha, Angela Andrade Mar, Julian de Almeida, Luiz Leite, Gersito Gaudério, Vilmar da Assistência Social e Delaci Garcia.
Segundo Brey, o UB tem mais de 300 filiados em Canoinhas.
“A nominata ainda não está definida. Estes 16 nomes são pessoas que colocaram seu nome a disposição do partido e de Canoinhas neste momento. Também entre estes nomes podemos ter um vice a chapa da prefeita Juliana”, esclarece o presidente municipal da sigla.
Entre julho e agosto serão definidos os 11 candidatos a vereador e se o UB indicará vice na chapa de Juliana Maciel Hoppe (PL).
“São nomes experientes mesclados com ‘caras novas’ na política. Acredito que vamos ter uma nominata de 11 candidatos que terão boas propostas e compromisso com Canoinhas. O União Brasil não vem para ser coadjuvante, queremos ser protagonistas nestas eleições”, ressalta Brey.
CRITÉRIOS
A deputada estadual Luciane Carminatti (PT) comemorou a aprovação em plenário do PL 63/2023 que inclui a igualdade salarial entre homens e mulheres como um dos requisitos para a concessão do Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC para empresas estabelecidas em território catarinense.
A premiação já é referência no meio empresarial do Estado e é concedida anualmente pelo Legislativo de Santa Catarina para valorizar empresas privadas, públicas ou ONGs comprometidas com a responsabilidade socioambiental. A premiação chega a 13ª edição em 2024.
FALANDO EM LUCIANE
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) absolveram por unanimidade a deputada estadual Luciane Carminatti (PT) e a prefeita de Campo Erê, Rozane Bortoncello Moreira (PT), em ação movida pelo Ministério Público Eleitoral que questionava suposto uso de bem público e de servidores em horário de expediente durante a campanha eleitoral de 2022. O TSE considerou que não ficou comprovada irregularidade.
PARECER
A tentativa de empurrar uma votação-relâmpago do projeto que dá um “cheque em branco” para o Governo do Estado vender imóveis públicos foi frustrada. Os deputados das comissões conjuntas de Constituição e Justiça, Finanças e Trabalho brigaram por mais tempo para analisar o PL. O prazo, agora, é de uma semana até que a Procuradoria-Geral do Estado emita um parecer.
BARRAGENS
O governador Jorginho Mello (PL) sancionou com apenas um artigo o projeto aprovado na Assembleia para a criação de um sistema de transparência do monitoramento das barragens de contenção de cheias do Estado. Os demais artigos da proposta foram vetados. Na prática, o sistema fica apenas criado, sem descrição do funcionamento. Os vetos voltam para a Assembleia.
MEMBRO

Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, o deputado federal Valdir Cobalchini (MDB) será o único representante de Santa Catarina na Comissão Mista do Orçamento – uma das mais importantes do Congresso Nacional, por onde passam as discussões orçamentárias.