Universidade do Contestado obteve conceito de Excelência nas dimensões de Planejamento e Avaliação Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física
Uma instituição de Ensino Superior nota máxima é excelência nas dimensões de Planejamento e Avaliação Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão, Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura Física, traduzidas em: ensino, pesquisa, extensão, infraestrutura, tecnologia, inovação, sustentabilidade financeira e gestão de pessoas.
No ano em que a Universidade do Contestado completa 54 anos, qualidade e referência são chanceladas através da nota máxima em Avaliação de Recredenciamento, autorizado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC), pelo prazo máximo já concedido, os próximos dez anos.
Na segunda-feira, 13, em sessão plena, o Conselho Estadual de Educação deliberou, por unanimidade dos presentes, o Recredenciamento da Universidade do Contestado, mantida pela Fundação Universidade do Contestado – FUNC.

A Instituição recebeu a Comissão Avaliadora, composta pelos professores dr. Marcus Tomasi, mestre Sérgio Murilo Schutz e dr. Roberto Fabiano Fernandes, com vista ao Recredenciamento Institucional in loco no início do mês de abril de 2024, recebendo conceito geral “Excelente” com nota 5.
A avaliação, obedecendo às orientações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), relata o atendimento a todos os requisitos legais e normativos, bem como aos referenciais de qualidade dispostos no instrumento de avaliação. Nas dimensões avaliadas destacaram-se as dimensões de Planejamento e Avaliação Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física.
“Para a Universidade do Contestado, ter obtido nota máxima, com autorização do CEE para os próximos 10 anos, ratifica a gestão e o comprometimento com o ensino de excelência, legitima todo o trabalho desenvolvido nos últimos anos, pela gestão, assim como toda a universidade que se dedicou para que pudesse se tornar referência no compromisso de buscar o ensino de qualidade e, principalmente, a missão de transformar vidas”, destaca o reitor e presidente da Fundação Universidade do Contestado, Luciano Bendlin.
Durante a sessão plena do CEE/SC, o relator professor dr. Adelcio Machado dos Santos, destacou a importância da Universidade do Contestado para o desenvolvimento das regiões em que está inserida, através do ensino, pesquisa e extensão em seus mais de 50 cursos de graduação e 90 de pós-graduação, bem como no Stricto Sensu e no ensino básico.
Ao todo, a UNC já formou mais de 37 mil profissionais em sua estrutura multicampi – Canoinhas, Concórdia, Curitibanos, Mafra, Porto União e Rio Negrinho, reforçando o importante papel desempenhado pela Instituição no ambiente educacional brasileiro.
O resultado ratifica, desta forma, os propósitos da gestão da Universidade do Contestado iniciada em 2014 planejada até 2030, evidenciados nos resultados obtidos e da legalidade seguida.


