Prova aconteceu no final de semana passado, em Matinhos
O atleta tresbarrense Wanderley Valim, de 23 anos, completou no dia 20, uma prova de triatlo em Caiobá, em Matinhos (PR). Mesmo sem saber nadar, sem o preparo e recursos necessários, ele aceitou o desafio e decidiu em apenas três meses que completaria a prova. “Comecei a treinar no final de julho e aprendi a nadar do zero, algo que sempre foi um dos meus maiores medos”, disse Wanderley.
Segundo ele, nunca havia participado de nenhum evento desse tipo antes. A prova exigia 750 metros de natação em mar aberto, 20 Km de ciclismo e 5 Km de corrida. “Meu primeiro contato com a natação foi no dia da prova. Para ser sincero, nadava muito mal, mesmo depois de cerca de 15 aulas em uma piscina de 12 metros. Durante a prova, pensei em desistir no início, pois engasguei com bastante água. Como não sabia boiar, não podia parar de nadar, senão afundaria”, conta.

Como fazia parte de um propósito maior – levar o nome da cidade –, o atleta decidiu que iria completar a prova e cruzar a linha de chegada com a bandeira de Três Barras. “Conseguir a bandeira foi difícil, mas um cidadão que soube do meu objetivo me emprestou nos últimos dias antes da prova. Não tive nenhum apoio da prefeitura ou da secretaria de esportes. Todos os custos foram pagos do meu próprio bolso. Vou continuar levando a ideia de que devemos valorizar a nossa cidade e já estou me preparando para levar a bandeira para o próximo Ironman 70.3”, garante o atleta tresbarrense.


“Não quero ser exemplo para ninguém, mas se um único tresbarrense for inspirado a valorizar a nossa cidade, todo o meu esforço terá valido a pena”, ressalta Wanderley que é empreendedor no município desde os 14 anos.
Para ele, Três Barras é uma cidade incrível, cheia de pessoas batalhadoras e empreendedoras. “Mas nós mesmos não valorizamos o suficiente a nossa cidade. Não temos aquele orgulho de sermos tresbarrenses, e foi justamente isso que adotei como ideal: despertar esse orgulho e, consequentemente, valorizar mais a cidade e o comércio local. Sempre gostei de desafios e vi no triatlo uma oportunidade de, sem ocupar nenhum cargo político, despertar esse sentimento nas pessoas de Três Barras. Queria mostrar que somos capazes de fazer coisas incríveis em todas as áreas”, destaca o atleta.

