Relação foi encaminhada para as bibliotecas do Estado
O Governo do Estado de Santa Catarina encaminhou uma lista de nove obras literárias que devem ser banidas das bibliotecas das escolas sob gestão do Estado. A orientação é para que os livros sejam armazenados em um local não acessível à comunidade escolar.
O jornal Folha de S.Paulo divulgou cópia do documento que lista os livros, que vão desde o gênero de terror, como Coração Satânico, de William Hjortsberg, até dramas como Donnie Darko, de Richard Kelly. Também foram listados títulos que abordam questões comportamentais, como as relacionadas a gênero e sexualidade em A Química Entre Nós, de Larry Young e Brian Alexander, e a questões de bullying, tratadas em Os 13 Porquês, de Jay Asher, que virou série da Netflix.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação afirma que a medida pretende redistribuir alguns dos títulos das bibliotecas das unidades escolares da região, buscando uma melhor adequação das obras literárias às faixas etárias das diferentes modalidades oferecidas na rede estadual de educação.
Entretanto, o ofício enviado às escolas não fornece justificativa para a retirada desses títulos, informando apenas que novas orientações serão enviadas em breve. Questionada pela Folha de S.Paulo, a pasta também não explicou como definiu as obras retiradas.