sábado, 19

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Tentativa de matar ex aconteceu no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio

Últimas Notícias

- Ads -

No primeiro semestre de 2024, foram 32 casos registrados em SC

Desde 2020, a data de 22 de julho é marcada pelo Dia Estadual de Combate ao Feminicídio em Santa Catarina. Instituída por lei, a data busca reforçar a prevenção em relação ao crime, que se caracteriza por homicídio, quando cometido contra mulheres motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero. Somente no primeiro semestre de 2024, 32 feminicídios foram registrados no Estado, número 14% superior ao mesmo período em 2023, conforme relatório do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).

Coincidentemente, na data em alusão ao combate ao feminicídio, um homem tentou assassinar sua ex-companheira em Bela Vista do Toldo a facadas, enquanto ela estava trabalhando.



NA MESMA DATA

Jayne Thalia Julinski, 26 anos, foi esfaqueada no pescoço e em outras três partes do corpo pelo ex-companheiro, Cilomar Santos, 29 anos, no mercado Alfa, local no qual a moça trabalha, no centro da cidade. Ela foi socorrida pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) e foi levada em estado grave para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Canoinhas.

Segundo o Samu, quando os socorristas chegaram no local, a vítima estava sentada sendo amparada por colegas de trabalho que utilizaram uma blusa para conter a hemorragia. A equipe deu prioridade no embarque da vítima e realizando os protocolos de contenção hemorrágica, priorizando o transporte até a UPA de Canoinhas. Antes de chegar na UPA, Jayne entrou em parada cardiorrespiratória, processo que foi revertido na Unidade.

De lá ela foi encaminhada para o Hospital Santa Cruz de Canoinhas, onde passou por duas cirurgias. O estado dela é grave. Segundo o que se apurou preliminarmente, a vítima tinha terminado com o suspeito na quinta-feira passada. Ele fugiu do local logo após cometer o crime.



CONDENADO

Recentemente, Bruno César Barbosa, de 26 anos, foi condenado a 21 anos e quatro meses de reclusão em regime fechado pelo crime de feminicídio, com recurso que dificultou a defesa da vítima, por ter assassinado a facadas sua então companheira, a farmacêutica Daiane Vogt, de 43 anos. O crime aconteceu em setembro de 2023 no distrito do Campo d’Água Verde, em Canoinhas.

Todos os pedidos do Ministério Público foram acatados. Barbosa ainda recebeu condenação de mais seis meses por ter alterado a cena do crime. No entanto, a pena foi reduzida devido à confissão do reú, que admitiu que matou Daiane. Durante o julgamento, ele não chegou a relatar como foi a dinâmica do crime, mas fez a confissão parcial, que reduziu a pena.

Daiane foi assassinada a facadas na madrugada do dia 4 de setembro de 2023, em uma casa na rua Paulo Wiese, próximo ao Supermercado Via Atacadista, no distrito do Campo d’Água Verde, onde ela morava há pelo menos um ano com o namorado.

Daiane e o acusado de sua morte / Divulgação



MEDIDAS PROTETIVAS

Segundo informações da equipe da Rede Catarina de Proteção à Mulher do 3º Batalhão de Polícia Militar, atualmente são 359 medidas protetivas ativas de mulheres contra seus agressores na Comarca de Canoinhas.

Deste total, 214 medidas foram registradas por mulheres com residência no próprio município de Canoinhas. Na sequência, o município de Três Barras, com 112 medidas protetivas ativas no momento.

Major Vieira, conforme as informações oficiais, possui 25 medidas protetivas de mulheres contra seus agressores. Bela Vista do Toldo, município onde foi registrada a tentativa de feminicídio na manhã desta segunda-feira, 22, possui oito medidas protetivas ativas.