Órgão analisa imagens de danos e dados de radares para confirmar ocorrência do fenômeno
A Defesa Civil de Santa Catarina afirmou na noite desta sexta-feira, 13, que analisa imagens dos danos para confirmar a possível ocorrência de um tornado na região Litoral Sul catarinense, nos municípios de Jaguaruna e Sangão na tarde desta sexta. Uma intensa nuvem de tempestade atingiu a região.
Além de imagens de estragos, meteorologistas analisam também dados de estações meteorológicas, satélites e outros produtos dos Radares de Lontras e Araranguá para confirmar a característica tornádica da tempestade severa.
Este tipo de sistema, segundo os meteorologistas da Defesa Civil, Caio Guerra e Murilo Fretta, também pode ser caracterizado como uma supercélula, que possui potencial para provocar chuva intensa, rajadas de vento, queda de granizo e, por vezes, tornado.
O órgão ressalta que foram registradas quedas de árvore e postes em via pública, alagamentos, residências e empresas destelhadas e afetadas em suas coberturas. Além disso, há imagens que indicam a presença de uma nuvem funil, que quando toca o solo configura-se um tornado.
As estações meteorológicas na região do Litoral Sul marcaram rajadas de vento na casa dos 70 km/h, entretanto, a intensidade do vento pode ter sido ainda maior de forma localizada, segundo os meteorologistas.


