terça-feira, 22

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Shimoguiri recebe pais e vereadores para tratar da segurança nas escolas municipais de Três Barras

Últimas Notícias

- Ads -

Encontro foi solicitado pela Câmara Municipal

Medidas que visam ampliar a segurança nas unidades escolares da rede municipal de ensino voltaram a ser tema de debate em Três Barras.

Na manhã desta terça-feira, 18, prefeito Luiz Shimoguiri recebeu grupo de pais para ouvir demandas e apresentar ações já realizadas pela Prefeitura, como também aquelas que ainda serão colocadas em prática.

O encontro foi solicitado pela Câmara Municipal e contou com a presença de vereadores.

“É sempre importante recebermos sugestões da comunidade, informá-la daquilo que está sendo feito ou poderá ser realizado e também poder tranquilizar os pais de alunos, que estão muito preocupados após a tragédia ocorrida na creche de Blumenau”, disse o prefeito.

Entre as ações já executadas, o prefeito destacou aos presentes o reforço de vigias nas maiores escolas do município, como também a contratação de novos profissionais para as unidades que ainda estavam desassistidas por esse tipo de serviço.

“Essa vigilância está contando com o apoio de auxiliares de serviços gerais e monitores das próprias unidades. A atenção está redobrada nos portões de acesso e nos pátios, especialmente nos horários de chegada e saída dos estudantes, como também durante os intervalos”, garantiu Shimoguiri.

Segundo ele, todas as unidades escolares foram orientadas a manter portões fechados durante todo o período de aulas, além de só permitir a entrada de pessoas mediante identificação.

Para dificultar ainda mais o acesso de estranhos aos espaços escolares, o prefeito afirmou que escolas e creches terão muros levantados, assim como os gradis quando possível. Unidades que, no momento, não estão totalmente cercadas, serão fechadas por completo.

“Também haverá a instalação de sinal sonoro de alerta – uma espécie de botão do pânico que deverá ser acionado em situações emergenciais, e ainda a instalação de câmeras de videomonitoramento em todas as unidades”, informou.

Quando indagado, por alguns pais, sobre a possibilidade de o município contratar vigilantes para fazer a segurança externa das unidades escolares, Shimoguiri respondeu que a intenção da Prefeitura é contar com o reforço de policiais militares da reserva remunerada nas escolas.

“Nosso objetivo é buscar um convênio com o Estado, por meio do programa Ctisp (Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública). Porém, ainda estamos analisando meios jurídicos e legais para propor essa parceria”, explicou.

Ainda de acordo com o prefeito, representantes do Executivo Municipal, da secretaria municipal de Educação e das próprias unidades escolares têm se reunido com profissionais das forças de segurança e salvamento, a fim de buscar orientações sobre a melhor forma de implementar os protocolos nas unidades do município.