segunda-feira, 28

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

SEXTA, 6/8: Voto impresso sofre derrota e Fux corta diálogo com Planalto em destaque

Últimas Notícias

- Ads -

6 de agosto de 2021

Folha de S.Paulo

Bolsonaro diz estar chegando hora de deixar Constituição, e Fux reage

O presidente Jair Bolsonaro insistiu em ameaças golpistas nesta quinta-feira (5), voltou a falar em atuação fora dos limites da Constituição e fez ataques a Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).

“A hora dele [Moraes] vai chegar. Porque está jogando fora das quatro linhas da Constituição há muito tempo. Não pretendo sair das quatro linhas para questionar essas autoridades, mas acredito que o momento está chegando”, disse o presidente. “Não dá para continuarmos com ministro arbitrário, ditatorial”, completou ele em entrevista à Rádio 93 FM, do Rio de Janeiro.







  • Lava Jato achou em mim um Cristo, diz Cabral
  • China faz maior expansão de sua capacidade nuclear
  • Comissão da Câmara rejeita PEC do voto impresso
  • Manifesto amplia pressão do PIB sobre presidente







O Estado de S.Paulo

Voto impresso sofre derrota; Fux corta diálogo com Planalto

Apesar da pressão e das ameaças de Jair Bolsonaro, o voto impresso sofreu ontem sua primeira grande derrota no Congresso. O relatório do deputado Filipe Barros (PSL-PR), que defendia a volta da contagem manual do resultado das eleições e da impressão do comprovante de votação, foi rejeitado por 23 votos a 11. O revés não foi o único sintoma de que o cerco a Bolsonaro aumentou. Também ontem, sob o argumento de que não é possível tolerar ataques e insultos a integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da Corte, Luiz Fux, anunciou o cancelamento de reunião entre os chefes dos três Poderes que ocorreria nos próximos dias. A decisão de Fux ocorreu após Bolsonaro ter feito novas ameaças e dito que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso, e o ministro do STF Alexandre de Moraes compõem a “ditadura da toga”. Ontem, Bolsonaro foi além e, em entrevista a uma rádio, afirmou que “a hora de Moraes vai chegar”.







  • Deputados aprovam texto para venda dos Correios
  • Senado reabre Refis com perdão de 90% em multas
  • Casos de síndrome respiratória têm alta
  • Governo avalia premiar economia de energia







O Globo

Fux reage a ataques ao STF e cancela reunião com Bolsonaro

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, fez um pronunciamento duro em resposta aos frequentes ataques do presidente Jair Bolsonaro a integrantes da Corte e ao sistema de votação brasileiro. Fux disse que quando um ministro é atingido, toda a Corte é atingida, e cancelou o encontro anunciado com os chefes dos Poderes.

O pronunciamento de Fux em nome de todos os ministros do STF ocorreu depois das reações do presidente Bolsonaro ao ser incluído como investigado no inquérito das fake news, por decisão do ministro Alexandre de Moraes. Bolsonaro ameaçou agir fora da Constituição, insultou ministros do STF e voltou a atribuir supostas falhas ao sistema de votação brasileiro, sem nenhuma base na realidade.

As declarações foram feitas durante a entrevista transmitida pela rádio Jovem Pan em redes sociais, na noite de quarta-feira (4), logo após a decisão do ministro Alexandre de Moraes.







  • ‘Vamos pular da panela enquanto é tempo’
  • Voto impresso é derrotado em comissão
  • Distritão: 15 parlamentares de 11 siglas condenam modelo