segunda-feira, 21

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Sem anúncio oficial, Juliana tem secretariado praticamente completo; veja nomes

Últimas Notícias

- Ads -

Também já foram nomeados servidores para alguns cargos recém-criados

Desde o início de 2025, a prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL) já nomeou, por meio de portarias publicadas em Diário Oficial, alguns secretários municipais e diversos outros servidores para cargos comissionados. Ela ainda não apresentou o secretariado completo e houve idas e vindas como no caso da nomeação e destituição em menos de 24 horas do secretário de Finanças. Durante esta semana, o JMais anunciou alguns nomes, mas conforme as últimas portarias publicadas, as pastas-chave já têm titulares. As únicas exceções são Desenvolvimento Econômico e Habitação. Administração e Educação têm titulares interinos.



SECRETÁRIOS

Para os cargos de primeiro escalão, foram nomeados para ocupar os postos que já ocupavam na gestão passada, Francieli da Costa Colla, Rafael Rottili Roeder e Leandro Pires, como secretários de Saúde, Planejamento e Obras, respectivamente.

Para a Secretaria de Finanças – pasta criada em 2025 a partir de desdobramento da Secretaria de Administração – foi nomeado o servidor efetivo José Carlos Herbst, pouco tempo depois da polêmica envolvendo a nomeação e exoneração-relâmpago de Everson Spagnollo, que ocupou o cargo por menos de 24 horas.

Mais tarde, nesta semana, foram nomeados o secretário de Desenvolvimento Rural, o agricultor Gildo Stocker, indicado do PRD – ele foi candidato a vereador pelo partido. A pasta do Meio Ambiente vai continuar sendo comandada pelo Progressistas, com Agostinho Machado renomeado como titular da pasta.

Na Assistência Social, Vilson do Nascimento será o nome a comandar a pasta.

Quem assume a também recém-criada Secretaria de Governo, Gestão e Relações Institucionais é o ex-secretário de Habitação, Carlos Eduardo Vipievski, que concorreu para vereador na eleição de 2024 pelo PL, mas não se elegeu. Ele ainda está acumulando a Secretaria de Administração, cuja titular no primeiro mandato de Juliana foi Juliana Slabadack que, nesta semana foi nomeada gestora do Instituto de Previdência (ICPrev) do Município. A prefeita ainda articula um nome para esta pasta.

Além de vice-prefeita, a ex-vereadora Zenilda Lemos acumula o cargo de secretária interina de Educação. Havia um entendimento de que a até ano passado secretária, Sonia Stelzner, iria colaborar com a Gerência Regional de Educação e que o vereador James Brey assumiria a pasta, mas este acordo ainda não vingou porque James está no aguardo de liberação do Estado para poder assumir a vaga. Ele é professor efetivo do Estado.

As pastas da Habitação – oferecida, mas até agora não aceita pelo vereador Gil Baiano – e de Desenvolvimento Econômico – já há um nome no radar da prefeita – ainda não têm titulares.



DIRETORES, CHEFES, ASSESSORES E OUTROS

Para a diretoria de Zoonose, junto à Secretaria Municipal de Saúde, foi nomeada Jenifer Schroeder.

Laiane de Fátima Beil assume a Diretoria de Contratos, junto à Secretaria Municipal de Administração.

Na recém-criada Secretaria de Finanças, há uma Diretoria de Tesouraria, e quem assume o posto de diretora é Mauren Cristiny Padilha Oracz.

Mayara dos Anjos Schultz ocupa o cargo em comissão de diretora de Recursos Humanos, junto a Secretaria Municipal de Administração.

Outro cargo recém-criado é o de Diretor da Central de Multientidades, junto à Secretaria Municipal de Administração. Quem assume a diretoria é Tamires Vaz Loika. A tarefa é fazer a ponte entre entidades não governamentais e o governo.

O cargo de Diretor de Leis e Decretos está também contemplado em um dos projetos de lei encaminhados pelo Executivo à Câmara de Vereadores. Quem foi nomeada para a função é Israelli Maron Fernandes, que trabalhará junto ao gabinete da prefeita.

Também junto ao gabinete, Gilson dos Santos assume a função gratificada de Coordenador do Controle Interno. Assim como Aliandra Wiese, que foi nomeada como Coordenadora de Gabinete, e Soeli de Fatima Waldmann, como Assessora de Gabinete.

Ainda no gabinete do prefeito, como Chefe de Gabinete, quem assume o cargo é Iury Guilherme de Alexandrina. Giovanna Lyssa Aires assume o cargo de Assessor Especial SI e Andrielli Kluczkovski segue como Procuradora-Geral do Município, cujas atribuições do cargo constantes na lei complementar número 93 de 2025, “são subordinadas diretamente ao prefeito e gozará de status equivalente a Secretário Municipal, com idêntica remuneração e prerrogativas”.

Para trabalhar junto à Secretaria de Governo, Davi Ronaldo Correa da Silva assume a chefia do Setor de Comunicação, Vitória Martins assume o cargo de Diretora Administrativa e Nataly Jientara assume como Assessora de Comunicação.



EXONERAÇÕES

A prefeita exonerou em 10 de janeiro, todos os servidores em cargos de comissão ou funções gratificadas da Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer e também do Instituto Canoinhense de Previdência. A Fundação segue sem direção. Também não há gestor da Fundação Municipal de Esportes nomeado.

Da Administração Direta do Município, foram também exonerados os comissionados ou servidores com funções gratificadas, com exceção de funções gratificadas de Diretor de Unidade Educacional e Diretor de Centro de Educação Infantil.