2 de agosto de 2021
O Globo
Governo cria brecha para gastar R$ 40 bi em ano eleitoral
Após identificar que derrotas judiciais podem consumir boa parte dos recursos previstos para custear a nova versão do Bolsa Família, o governo finalizou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para abrir espaço no Orçamento e permitir o pagamento do benefício no próximo ano, marcado pelas eleições presidenciais. O texto prevê que as despesas com sentenças da Justiça poderão ser pagas com uma fração do valor em 2022 e mais nove parcelas anuais. As mudanças previstas na PEC criam uma margem de cerca de R$ 40 bilhões no Orçamento de 2022.
- CPI volta e põe foco na compra de vacinas
- Rede pública dá até bolsas para segurar alunos
- Rebeca salta ao topo
- Vacina privada contra Covid é criticada lá fora
- Violência sexual contra mulher explode no Rio
O Estado de S. Paulo
Diagnósticos de miopia entre crianças crescem na pandemia
Isolados em casa, com aulas pelo computador e tempo livre na frente da TV e de smartphones, crianças e jovens estão ficando míopes. É o que revela estudo inédito conduzido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), obtido pelo Estadão. Pelo menos 72% dos médicos ouvidos na pesquisa relatam crescimento de diagnósticos de miopia em pacientes na faixa entre zero e 19 anos, além de agravamento de casos já detectados. Trabalho realizado na China chegou à mesma conclusão. A principal causa da miopia é a herança genética, mas a exposição excessiva a telas e a redução do tempo ao ar livre interferem em sua manifestação. Especialistas defendem que sejam feitas mudanças na rotina dos jovens para manter a saúde ocular e prevenir ou reduzir a doença. “Já está comprovado que a redução do tempo de tela previne o problema”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, Fábio Ejzenbaum. Segundo ele, passar pelo menos duas horas em ambientes externos pode reduzir a progressão da miopia em até 40%. “Isso acontece porque o sol induz a liberação de neurotransmissores que provocam uma redução do aumento do olho”, diz.
O número de diagnósticos de crianças e adolescentes com miopia aumentou durante a crise sanitária, revela estudo inédito do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) obtido pelo Estadão. No levantamento, 72% dos profissionais entrevistados relatam maior detecção do problema na faixa etária de zero a 19 anos. Para a maioria dos especialistas ouvidos, a principal razão do problema é a maior exposição dos jovens a telas de aparelhos eletrônicos no ensino remoto e em lazer no confinamento.
- Por reeleição, Bolsonaro monta ‘pacote de bondades’
- Presidente volta a ameaçar eleição; atos pedem voto impresso
- Tóquio 2020: Rebeca vence e faz história
- ‘General de Doria’ diz que Exército rejeita aventura golpista
- Nomeação para ANTT é contestada no STF
- Inovações devem turbinar crédito em 30% no País
- Obra de arquiteto negro do séc. 18 é restaurada
- Taleban avança em área urbana do Afeganistão
Folha de S. Paulo
Alunos voltam às aulas de forma desigual hoje em SP
A volta às aulas nesta segunda-feira (2) acontecerá de forma desigual em São Paulo. Enquanto nas maiores escolas da rede particular todos os alunos que quiserem poderão frequentar as aulas presencialmente todos os dias, nas públicas haverá, em regra, revezamento.
A situação reforça as disparidades que marcam a educação na pandemia no Brasil, um dos países que teve escolas fechadas por mais tempo no mundo. Desde a chegada do coronavírus, alunos mais pobres têm tido menos acesso ao ensino remoto e menos oportunidades de voltar à sala de aula.
- Maria da Penha – Violência doméstica não tem ideologia
- Tóquio 2020 – Rebeca salta para o ouro
- Por vídeo, Bolsonaro repete discurso golpista em protestos
- No retorno do recesso, CPI quer abrir novas frentes
- Comissão estuda quebra de sigilo da rádio Jovem Pan
- Passado mês do Orgulho LGBTQIA+, apoio desaparece
- Exterior, câmbio e inflação mantêm juros altos no país
- Antes modelo, Sudeste Asiático vê onda de Covid