domingo, 20

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Secretaria de Saúde confirma prorrogação de mais 180 dias de intervenção no Hospital Doutor Paulo Fortes

Últimas Notícias

- Ads -

Anúncio foi feito na manhã deste sábado, dia 1°, na RDX FM

A Secretaria Municipal de São Mateus do Sul confirmou na manhã deste sábado, dia 1°, ao Portal RDX, a prorrogação de mais 180 dias da intervenção no Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes.

Desde fevereiro de 2024, o HMDPF está sob intervenção da Prefeitura Municipal, após fechar as portas por cerca de dois dias por quebra de contrato por parte da Cisvali. Stephany Liz da Silva Rincão foi nomeada a interventora e teve acesso à gestão administrativa, financeira, recursos humanos e operacionais do HMDPF após o afastamento da antiga diretoria. Já em agosto do ano passado, aconteceu a prorrogação da intervenção no Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes.

O Governo do Estado encaminha cerca de R$ 250 mil de subvenção, que é destinada somente durante a intervenção e destinada ao pagamento de salários de médicos. Já o contrato via Cisvali, que passou a ser repassado desde setembro, garante a manutenção em outras áreas.

Em entrevista à RDX, a secretária de Saúde, Daiane Metka Ribeiro, falou sobre o período de conclusão da intervenção, que tem previsão de término para daqui a seis meses. “O objetivo é uma intervenção administrativa de bens e serviços do hospital, o que levou a gente a abrir as portas. Desde esta sexta-feira, será um período que a gente quer trabalhar na conclusão, que encerrará daqui a seis meses e finalizando essa intervenção. A definição enquanto sócios e comunidade, também como Município e Estado, é unir forças junto com a nossa comunidade, pensando que temos uma obra quase pronta, toda uma mudança, com a questão de equipamento junto ao Governo do Estado, uma demanda que precisamos pensar e buscando a qualificação o serviço hospitalar em nosso município”, disse.

Daiane revelou que existe um planejamento para que os recursos sejam devidamente aplicados, através do Governo do Estado. “A motivação da prorrogação foi embasada pela nossa interventora. Conseguimos estar vigentes com todos os contratos via Governo do Estado e o contrato via Cisvali, que é uma complementação do contrato do Estado. E com tudo em dia, foi possível renovar e garantir os recursos, tendo um repasse mensal no valor de R$ 250 mil, graças a essa intervenção. Temos um plano de trabalho de aplicação que foi feito, em relação a esse recurso, e nós temos que cumprir fielmente para receber esse valor”, explicou.

A secretária ainda lembrou que o motivo da prorrogação da intervenção no Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes, se deve ao fato de oferecer um atendimento de qualidade à população, e também a garantia do pagamento dos salários em dia, aos colaboradores do hospital. “Uma das justificativas para prorrogar esse prazo é justamente esse valor, que aplicado dentro do plano de trabalho, nós conseguimos manter outros recursos naquilo que não está nesse plano, como a manutenção predial e os equipamentos. Em questão de melhorias, hoje temos a obstetrícia, a Maternidade que também recebeu alguns equipamentos e investimentos. Além, é claro, de que as equipes estão com os salários em dia, a parte administrativa deu uma diferença muito grande, com a certeza de que irá receber no final do mês, motivando nossos profissionais a estar colaborando e garantindo um atendimento de qualidade à nossa população”, finalizou.