Município também tem um caso confirmado de febre chikungunya
A Secretaria Municipal de Saúde de Papanduva trouxe uma notícia que merece atenção: nesta terça-feira, 22, foi confirmado o primeiro caso de dengue no município em 2025, após análise laboratorial realizada pelo Lacen. Este caso é considerado importado, pois envolve uma paciente que esteve recentemente no litoral do Paraná.
O boletim epidemiológico também revelou que, além do caso confirmado, Papanduva contabiliza sete notificações de dengue no total. Dentre elas, cinco já foram descartadas e uma ainda está em investigação.
Quanto à chikungunya, um caso foi notificado e confirmado, mas não há outros casos descartados ou em investigação no momento.
Um dado alarmante é a identificação de 67 focos do mosquito Aedes aegypti pela cidade. Os locais com maior concentração são: no centro (30 focos), Horto Florestal (13), Hospital (12), São Cristóvão (6), Passo da Cruz (4), além de um foco em Santa Mônica e outro em Lagoa Seca.
Diante desse cenário, a Prefeitura de Papanduva faz um apelo à população: a colaboração de todos é essencial no combate a esse mosquito transmissor. “Elimine focos de água parada, mantenha recipientes bem tampados e denuncie possíveis criadouros. Prevenção é responsabilidade de todos!”, enfatiza a Secretaria Municipal de Saúde.
