Um dos pacientes não tem histórico de viagem, alerta secretária de Saúde
A Secretaria de Saúde de Canoinhas alerta a população sobre a confirmação de oito casos de dengue e um de chikungunya no município. “Um destes pacientes não tem histórico de viagem, tendo contraído a doença no município. Todos os pacientes seguem em boa recuperação sem sintomas graves”, afirma a secretária Francieli da Costa Colla.
Pessoas que estiveram nos últimos 14 dias em alguma cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentarem os sintomas devem procurar uma unidade de saúde para avaliação, alerta a secretária.
A dengue e a chikungunya são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir ainda febre-amarela e zika. O Aedes se multiplica em água limpa e parada.
Segundo o Controle de Endemias do Ambulatório de Epidemiologia, Canoinhas registra 32 focos do mosquito no centro, nos distritos de Marcílio Dias e Campo d’Água Verde e nos bairros Sossego, Industrial I, Industrial II, Boa Vista e Alto das Palmeiras. A principal ação que a população pode fazer é se informar, conscientizar e evitar água parada em todo local em que ela possa se acumular em qualquer época do ano.
SINTOMAS DAS DOENÇAS
Fique atento aos sintomas das doenças transmitidas pelo aedes:
- Febre Amarela: febre alta, mal-estar, dores musculares, dor de cabeça e calafrios.
- Dengue: febre alta súbita, dor de cabeça e dor no corpo e articulações, náuseas e vômitos, também pode haver manchas vermelhas no corpo e coceira.
- Zika: recente no Brasil e que tem provocado muita preocupação, principalmente nas gestantes, pelo fato de estar sendo associada às ocorrências de microcefalia em recém-nascidos. Sintomas: febre não muito alta, dor de cabeça, dor nas articulações, manchas vermelhas no corpo com coceira, vermelhidão nos olhos e cansaço, em algumas pessoas pode não ter nenhum sintoma.
- Chikungunya: doença que ocorre junto com a dengue e cujos sintomas se confundem: febre alta súbita, dor de cabeça constante, manchas vermelhas no corpo com coceira intensa e dor forte nas articulações com inchaço.
A bióloga Cristina Brandes Grosskopf lembra que o mosquito sobrevive e pode transmitir arboviroses em qualquer época do ano. Porém, o aumento do número de casos ocorre nos meses mais quentes e chuvosos pela maior eclosão de larvas, maior disponibilidade de pequenas ou médias acumulações de água nos criadouros diversos e aumento do número de mosquitos adultos. Contudo, mesmo com a chegada do inverno, é possível ter transmissão de dengue porque o mosquito pode viver no intradomicílio.
PREVENÇÃO
As principais medidas de prevenção e combate ao Aedes aegypti são:
- Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
- Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
- Manter caixas d’água bem fechadas;
- Remover galhos e folhas de calhas;
- Não deixar água acumulada sobre a laje;
- Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;
- Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
- Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
- Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
- Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
- Acondicionar pneus em locais cobertos;
- Fazer sempre manutenção de piscinas;
- Tampar ralos;
- Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
- Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
- Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
- Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
- Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
- Catar sacos plásticos e lixo do quintal.
DENUNCIE FOCOS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI
Quando o foco do mosquito Aedes aegypti é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores ou pela população, como em terrenos baldios ou lixos acumulados na rua, a vigilância epidemiológica deve ser acionada para remover os possíveis focos/criadouros, pelo telefone/WhatsApp 3622-8416. Faça sua parte!