Em 2024, a organização holandesa Green Destinations reconheceu 14 regiões brasileiras como pontos turísticos que empregam boas práticas de responsabilidade e sustentabilidade.
Dessas 14 regiões, seis são de Santa Catarina. Neste artigo vamos apresentar quais são as regiões de Santa Catarina que foram reconhecidas e as tendências para o turismo na região.
Os destinos de Santa Catarina que foram premiados
Pode ser difícil resumir abordar de forma completa todos os motivos pelos quais essas regiões de SC foram reconhecidas pelaGreen Destinations, mas discutiremos abaixo os pontos principais.
Começando com Bom Jardim da Serra, que ficou conhecido por ter preservado boa parte de seu ambiente natural e por promover atividades ao ar livre, como trilhas.
Já Bombinhas é marcada por praias paradisíacas, mas promove o turismo na região de uma forma que busca, em primeiro lugar, a preservação da biodiversidade marinha.
Em Itá, temos um lago de uma usina hidrelétrica onde é possível realizar atividades sem causar um impacto negativo no ambiente. A cidade também conta com outras atividades comuns ao ecoturismo, como trilhas.
A Penha é o lar do Parque Beto Carrero World, um dos maiores parques temáticos do mundo. O parque, por sua vez, promove o turismo ambiental por meio de atividades como a observação de pássaros.
A Rota do Enxaimel é berço de um patrimônio histórico-cultural dos imigrantes alemães. A região busca preservar tanto a arquitetura antiga quanto a paisagem natural.
Por fim, temos o Treze Tílias. Seguindo os passos da Rota do Enxaimel, Treze Tília s visa preservar sua herança austríaca. Na cidade é possível fazer passeios em fazendas que praticam agricultura sustentável.
Turistas estão tentando ficar próximo de Santa Catarina de qualquer jeito Santa Catarina apresenta uma variedade enorme de opções de diversão ao ar livre. Para os dias em que o clima não é tão favorável, uma maneira de aproveitar o tempo é através de jogos online, com esse tipo de tema, como o Lucky Tropics ou o Tiger’s Eye.
Expectativas para o futuro do turismo de Santa Catarina

Há dois pontos bastante importantes que nos ajudam a entender o futuro do turismo de Santa Catarina. O primeiro são as expectativas para a capital Florianópolis, e o segundo é a consolidação do turismo de cruzeiros em 2024/2025.
Sobre Florianópolis, a cidade já é tida como um dos principais destinos turísticos do Brasil, recebendo mais de um milhão de pessoas em períodos de alta temporada. Mas as expectativas para o verão, que vai de 21 de dezembro de 2024 a 20 de março de 2025, é de mais de 2 milhões de turistas.
Já o turismo de cruzeiros na temporada 2024/2025 será histórico. Os levantamentos mais recentes falam em 102 escalas de sete navios para esse período. O destaque desse cenário vai para Balneário Camboriú, o queridinho dos turistas, que receberá 54 escalas.
Diante disso, podemos dizer que a expectativa geral para o turismo de Santa Catarina é bastante positiva, os números estão crescendo e o reconhecimento por parte da Green Destinations contribui para impulsionar ainda mais o turismo da região.