segunda-feira, 21

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Saiba o que muda nas regras de financiamento de imóveis a partir de novembro

Últimas Notícias

- Ads -

Mudanças valerão a partir do dia 1º

A Caixa Econômica Federal, responsável por 70% do financiamento imobiliário brasileiro, anunciou nesta semana algumas mudanças no financiamento de imóveis a partir do dia 1º de novembro. As mudanças, segundo a Caixa, não devem afetar as unidades habitacionais de empreendimentos financiados pelo banco e contratos antigos, já que as mudanças se aplicam a financiamentos futuros.

Serão implementadas novas restrições ao financiamento de imóveis através do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), aumentando a entrada e limitando o percentual financiável. Para quem optar pelo sistema de amortização constante (SAC), a entrada passa de 20% para 30% do valor do imóvel, enquanto no sistema Price, o valor sobe de 30% para 50%.

Além do aumento na entrada e do limite no percentual financiável, uma das principais mudanças é que o valor máximo para imóveis financiados pela Caixa Econômica Federal agora é de R$ 1,5 milhão. Outra restrição é que os clientes não poderão ter outro contrato de financiamento habitacional ativo com a Caixa para conseguir um novo financiamento. Essas medidas visam controlar a carteira de crédito habitacional da instituição e responder à alta demanda por financiamentos.

Para não aumentar os juros dos financiamentos, a Caixa decidiu limitar o crédito, devido ao alto volume de saques da caderneta de poupança, combinada com as novas restrições para as Letras de Crédito Imobiliário (LCI), aprovadas no início deste ano.