Pontífice está internado há mais de três semanas, em Roma
O Papa Francisco está apresentando uma “boa resposta” ao tratamento que vem recebendo por conta de uma pneumonia dupla, e sua saúde geral está melhorando aos poucos, conforme informou o Vaticano neste sábado, 8.
O pontífice, que tem 88 anos, está internado no hospital Gemelli, em Roma, há mais de três semanas devido a uma infecção respiratória séria que requer um acompanhamento contínuo. A última atualização médica destacou que a condição do Santo Padre se manteve estável nos últimos dias, o que indica que ele está respondendo bem ao tratamento.
De acordo com o boletim médico, Francisco continua sem febre e seus exames de sangue estão normais. Os médicos notaram uma “leve e gradual melhora” na condição dele, mas ainda adotam um prognóstico cauteloso para garantir que essa recuperação inicial se mantenha nos próximos dias.
Desde que foi internado, o papa não foi visto em público, marcando sua ausência mais longa desde que assumiu o papado há 12 anos. Os médicos não especificaram por quanto tempo ele precisará de tratamento.
Especialistas que não estão envolvidos em seu tratamento afirmam que a recuperação do papa pode ser longa e desafiadora, especialmente devido à sua idade e a outras condições de saúde crônicas. O tom das atualizações do Vaticano tem sido cautelosamente otimista nos últimos dias, especialmente após o papa ter enfrentado dois episódios de “insuficiência respiratória aguda” no dia 3 de março.
Francisco já passou por diversos problemas de saúde nos últimos dois anos e é suscetível a infecções pulmonares, uma vez que teve pleurisia na juventude e perdeu parte de um pulmão. A pneumonia dupla, que ele enfrenta atualmente, é uma infecção grave que afeta ambos os pulmões, podendo causar inflamação e cicatrização, o que dificulta a respiração.