sexta-feira, 18

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Réu na operação Et Pater Filium recebe nova condenação

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Marcus Vinicius Severgnini já recebeu outras duas condenações

MAIS UMA

Filho do ex-prefeito de Major Vieira, Orildo Severgnini, e réu já condenado na Operação Et Pater Filium, Marcus Vinicius Severgnini recebeu nova condenação decorrente da operação. A sentença foi publicada na quarta-feira, 5.

A ação é um desdobramento da deflagração da operação, que nasceu em Major Vieira, e recebeu este nome justamente como alusão a união entre pai e filho para fraudar licitações da prefeitura de Major Vieira com a ajuda de outra dupla, também formada por pai e filho, dois empresários de União da Vitória.

Desta vez, Marcus foi condenado a um ano de detenção, em regime inicial semiaberto, e 10 dias-multa, à razão de 1/30 do salário mínimo vigente ao tempo do fato, com substituição por restritiva de direitos. A condenação se refere a uma arma de fogo, encontrada municiada dentro da casa de Marcus no dia em que a Polícia Civil e o Gaeco cumpriram mandado de busca e apreensão referente a Et Pater Filium. Apesar da condenação, Marcus ganhou o direito de recorrer da sentença de primeira instância em liberdade.

Marcus foi condenado a 41 anos de prisão por fraudar licitações que favoreceram a empresa de União da Vitória nos processos da prefeitura de Major Vieira. Por uma fraude específica, envolvendo a pavimentação da rua Pedro Maron, Marcus foi condenado a mais 30 anos de prisão. Mesmo com mais de 70 anos de condenação, Marcus conseguiu habeas-corpus e foi solto pouco depois de um ano de prisão.

Aliás, hoje, Orildo Severgnini é o único réu da Et Pater Filium que segue na cadeia. Ele foi condenado a mais de 260 anos de prisão.





ARTICULAÇÃO

O PT de Canoinhas se reuniu com o deputado estadual Padre Pedro Baldissera para discutir os rumos do partido para as eleições deste ano. O partido mantém a ideia de candidatura própria. Segundo o presidente da sigla, Fernando Camargo, ele e Andrey Watzko estão com os nomes disponibilizados para a disputa, podendo, inclusive, formar uma dobradinha na majoritária.






NO PRELO

A tomada do Republicanos pelo governador Jorginho Mello (PL) já entrou na segunda fase. Diretórios locais estão sendo destituídos. Em breve a ordem deve chegar a Canoinhas.




LIBERADO

Em decisão liminar do final da tarde desta quarta-feira, 5, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Kassio Nunes Marques autorizou o deputado federal por Santa Catarina Jorge Goetten a se desfiliar do PL. Agora, ele vai se filiar ao Republicanos, dentro da articulação feita pelo governador Jorginho Mello para assumir o comando do partido em SC.






LUTO

Prefeito Adélio Marx/Divulgação

O Prefeito de Iporã do Oeste, no Oeste de Santa Catarina, Adélio Marx (PSD), de 69 anos, foi encontrado morto na tarde desta quinta-feira, 6.

Os bombeiros realizaram manobras de reanimação com o auxílio do desfibrilador. Ele foi levado ao hospital, porém, após 30 minutos de reanimação cardiopulmonar, a morte foi confirmada pela equipe médica.

As causas da morte serão apuradas pela Polícia Civil.




ABORTADO

O ex-presidente Jair Bolsonaro deverá suspender o ato público previsto para Joinville, no dia 30 de junho. A informação foi divulgada pelo colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles. O jornalista apontou que Bolsonaro comunicou a decisão ao pastor Silas Malafaia, que vem participando da organização dos eventos públicos com o ex-presidente.





LESA PÁTRIA

A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta quinta-feira, 6, para prender investigados e condenados considerados foragidos da Operação Lesa Pátria, que apura crimes cometidos durante os ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Um dos mandados foi cumprido em Mafra.