sábado, 19

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Republicanos de Bela Vista do Toldo anuncia pré-candidaturas

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Partido tem três pré-candidatos


ELEIÇÕES

Lideranças e pré-candidatos do Republicanos de Bela Vista do Toldo reuniram-se nesta semana para debater alguns assuntos pertinentes ao cenário atual da política local. O partido tem conversado com outras lideranças partidárias e continua aberto para possíveis coligações, porém, caso não haja entendimentos, irá disputar o pleito com chapa pura.

Hoje, o partido confirma o nome de três pré-candidatos a prefeito: Fábio Cariolatto, o professor Sandro Mielke e Ordilei Silvestre.

Se o Republicanos lançar, de fato, uma candidatura, Bela Vista do Toldo caminha para ter até cinco candidatos. O MDB está filiando Carlinhos Schiessl, para lançar chapa liderada por ele. O PSB filiou a vereadora Maíra Miswa, que já se colocou como pré-candidata. Hilário Damaso da Silveira deixou o MDB e procura um partido com objetivo de ser candidato a prefeito.

Por fim, existe a ala do atual prefeito, Valdecir Krauss (UB), que tem como principal articulador o ex-prefeito Adelmo Alberti. Até mesmo a ex-primeira-dama Maria Emilia Alberti, é cotada.






DE VOLTA

A prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL) desembarca nesta sexta em Canoinhas com o contrato de R$ 30 milhões de empréstimo junto ao Banco do Brasil devidamente assinado e debaixo do braço. Sobre o anúncio das obras a serem contempladas, a prefeita solta um enigmático “em breve”.





RETOMADA

Dez meses depois de terem sido suspensas pelo juiz criminal de Canoinhas, dr Eduardo Veiga Vidal, serão retomados nesta sexta-feira, 24, os depoimentos da operação Et Pater Filium em relação às fases envolvendo Canoinhas. As audiências foram suspensas em julho de 2023 depois que o ex-prefeito Beto Passos mudou o depoimento que havia dado mediante acordo de colaboração premiada com o Ministério Público (MP). O acordo foi retomado e as audiências retornarão do ponto em que foram suspensas, ou seja, com o depoimento de Beto Passos. Os depoimentos já prestados não precisam ser repetidos.





CIDADE

O vereador Wilmar Sudoski/Divulgação

Diante da recente liberação de R$ 40 milhões à Prefeitura de Canoinhas via linhas de financiamento, vereador Wilmar Sudoski (PSD) defendeu durante a sessão ordinária de terça-feira, 21, na Câmara, que fatia desses recursos seja aplicada em obras de pavimentação asfáltica no Campo d’Água Verde, maior e mais populoso bairro do município.

A solicitação do vereador é, especificamente, para pequenos trechos transversais e/ou paralelos à avenida dos Expedicionários, via onde está concentrada grande parte do comércio e fluxo de veículos e pessoas no bairro.

“É praticamente uma cidade, lá tem tudo” disse o vereador, ao justificar a importância do pedido de asfaltamento das ruas que fazem conexão com a avenida.







QUESTÃO INDÍGENA

O deputado federal Jorge Goetten (PL-SC) se reuniu com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, para tentar acelerar as obras de manutenção da barragem de José Boiteux. Goetten também pediu a liberação da licença federal, que deve ser concedida pela Funai, para a recuperação da estrada na região. A ministra disse que vai auxiliar na questão e que já recebeu a comunidade indígena para tratar do assunto.

Cerca de 30 índios das etnias Xokleng e Kaigang que moravam em José Boiteux ocupam, desde terça-feira, uma casa dentro da Floresta Nacional de Três Barras (Flona).





NOVO SECRETÁRIO

Gilmar Mazurkievcz é o novo secretário de Educação de Três Barras. O ex-secretário de Educação de Canoinhas substitui Edith de Souza.






TRÊS LEIS

A Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel) está questionando três leis de Santa Catarina no Supremo Tribunal Federal, em ação direta de inconstitucionalidade apresentada nesta semana. A alegação da entidade é que as leis, ao vetar o aproveitamento hidroelétrico em determinadas regiões, estão criando normas de competência da União e não dos Estados. O relator será o ministro Edson Fachin.