Escola do interior foi a melhor nos anos iniciais enquanto que escola estadual se saiu melhor nos anos finais
O Grupo Escolar Municipal Reinaldo Kruger, da rede municipal de ensino, teve o melhor desempenho das escolas de Canoinhas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) anos iniciais. Os resultados de 2023 foram divulgados nesta quarta-feira, 14, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A escola do município alcançou média 7,7.
Já nos anos finais do Ensino Fundamental, a Escola de Educação Básica João José de Souza Cabral teve a melhor média das escolas: 5,9.
Os piores desempenhos estão na Escola de Educação Básica Manoel da Silva Quadros de Marcílio Dias, em relação aos anos iniciais, e na Escola Básica Municipal Achilles Pazda, em relação aos anos finais.
Quanto ao ensino médio, apenas alunos da Escola de Educação Básica Irmã Maria Felícitas fizeram a prova que gera o índice do Ideb e a nota alcançada foi 3,8.
O ano de 2021, cujos resultados foram divulgados em 2022, marcou o fim do ciclo do Ideb. O indicador foi criado em 2007 e estipulou metas até 2021, na ocasião dos 200 anos da Independência do Brasil. Em janeiro deste ano, o Inep instituiu um Grupo Técnico (GT Novo Ideb), com o objetivo de elaborar um estudo técnico para subsidiar o MEC na atualização do Índice e das novas metas.
Confira o desempenho das escolas de Canoinhas:
CIDADES
Os munícipios da região do Planalto Norte tiveram uma leve alta nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em relação ao Ideb anterior. Os resultados de 2023 foram divulgados nesta quarta-feira, 14, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Irineópolis mais uma vez, teve o melhor resultado da região no Ideb anos iniciais. No entanto, se somarmos as três categorias (Fundamental Anos iniciais, Fundamental Anos finais e Ensino Médio), o melhor desempenho da região é das escolas de Canoinhas.
No Saeb são avaliados estudantes do 1º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Há provas amostrais no 2º ano do ensino fundamental e de ciências no 9º ano.
O ano de 2021 marcou o fim do ciclo do Ideb. O indicador foi criado em 2007 e estipulou metas até 2021, na ocasião dos 200 anos da Independência do Brasil. Em janeiro deste ano, o Inep instituiu um Grupo Técnico (GT Novo Ideb), com o objetivo de elaborar um estudo técnico para subsidiar o MEC na atualização do Índice e das novas metas.
REGIÃO
Os alunos da rede pública municipal dos anos iniciais de Irineópolis atingiram nota 7,5 no Ideb, melhor desempenho da região. O número está acima da média registrada no estado de Santa Catarina que foi de 6,4 pontos. Em 2021, o índice de Irineópolis foi de 7,0.
Ainda nos anos iniciais, Canoinhas ficou com média 6,6 na rede estadual e 6,8 na municipal, média de 6,7. Em 2021, a média de Canoinhas foi de 6,5. O pior desempenho ficou com Três Barras: média de 5,4 na rede estadual e 5,7 na municipal, alcançando média de 5,6, porém, a educação tresbarrense também registrou melhora, já que no Ideb de 2021 a média foi de 5,2.
Nos anos finais do ensino fundamental, Irineópolis e Mafra tiveram melhor média com 5,8. Canoinhas alcançou média 5,3, registrando uma pequena queda em relação a média de 2021, que foi de 5,5. Papanduva e Três Barras tiveram as menores médias: 4,5. No Ideb anterior, Três Barras teve pontuação de 4,1 nos anos finais.
Já no caso do ensino médio, a melhor nota é de Canoinhas (4,2), sendo Três Barras, mais uma vez a cidade com os piores índices: média 3,4. No Ideb anterior, Canoinhas teve pontuação de 4,0 e Três Barras, 3,1.
ESTADO
Santa Catarina ficou com notas abaixo do projetado pelo ldeb na educação fundamental e, também, no ensino médio.
A melhor pontuação é a de estudantes de anos iniciais do ensino fundamental, em que a nota foi de 6,4, ficando apenas 0,1 abaixo do esperado.
Já nos índices de anos finais do ensino fundamental e ensino médio a situação é mais crítica. Nos anos finais, a meta era de que o Estado atingisse 6,2, no entanto, a pontuação foi de 5,2 – um ponto abaixo do projetado. Já no ensino médio, o esperado era atingir 5,6, mas Santa Catarina fez 4,2.
NACIONAL
Nos anos iniciais do ensino fundamental, o Ideb nacional foi de 6,0 — um aumento em relação ao 5,8 (em 2021) e 5,9 (em 2019). O número atinge a meta exata do MEC para o período de 2007 a 2021, que está sendo postergada em 2023 em função da pandemia.
Já as metas dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio não foram alcançadas. Entre os alunos do nono ano, a nota foi de 5,0, ante 5,1 no levantamento de 2021 e 4,9 em 2019. A meta para esta etapa do ensino era de 5,5.
No ensino médio, o Ideb ficou em 4,3, um aumento de 0,1 quando comparado a 2021 e 2019 (4,2). A meta para esta etapa do ensino era 5,2.