O BBB 23 está prestes a começar e quem adora assistir reality shows já começou a fazer suas pesquisas e apostas sobre tudo que vai rolar nessa temporada.
Quem e quantos serão os participantes, de quanto será o prêmio e se haverá uma ou duas casas para separar as equipes são apenas algumas das questões que já estão deixando os grupos do Facebook bastante agitados.
Cada dia mais especulações sobre esses assuntos vão surgindo e envolvendo quem gosta de assistir BBB em uma atmosfera cheia de intrigas, emoções, brigas e romances.
Preparados para dar uma espiadinha?!
Há quem goste de assistir o programa através das transmissões abertas e há também quem assine pacotes para assistir tudo que acontece na casa durante 24 horas. Há aplicativos diversos e aparelhos que até gravam as transmissões para o espectador assistir quando tiver disponibilidade.
Deixando a Casa em Ordem
Do lado de dentro da casa, também há muita organização envolvida. Tudo precisa estar perfeito quando os participantes entrarem em cena, afinal, milhões de pessoas estarão assistindo ao programa.
A limpeza da casa depois do início do programa é, em grande parte, de responsabilidade dos participantes (o que costuma causar muitos impasses durante a rotina dos brothers), mas para que isso seja possível, é preciso entregar para eles uma casa impecável.
Antes da chegada da galera, a casa passa por um processo de higienização profunda, que vai desde serviços de limpa fossa até a dedetização do ambiente, até porque isso influencia, também, as questões relacionadas ao marketing do programa e os lucros que ele gera através de seus parceiros comerciais.
Vale dizer que nada que aparece pela casa ou nas festas é obra do acaso.
Tudo é Publi
Para explicar como é que a emissora fatura com as transmissões do BBB, basta fazer uma simples colocação:
No BBB 22, por exemplo, rolou um super churrasco para os brothers, e claro, o lazer foi patrocinado.
As Lojas Americanas bancaram a festa e ofereceram todos os itens utilizados pelos brothers durante o episódio.
Segundo Vitor Monte, head de marketing da Americanas, durante o horário da exibição do programa, o número de cupons utilizados no App da loja aumentou em 150%, provando que esse tipo de campanha funciona.
Até aqui, a emissora ganhou e o patrocinador, também. Mas não são só eles. Tem mais gente faturando alto nessa equação:
O Buscapé, por exemplo, não investiu na campanha que a Americanas patrocinou, mas fez diversos artigos sobre todos os itens de churrasco utilizados pelos confinados, linkando para as lojas que vendem os produtos e, claro, ganhando comissões em todas as vendas provenientes delas.
A equipe do marketplace já validou tanto essa estratégia que é possível encontrar, dentro da plataforma, artigos diversos que sigam a mesma cartilha. Há conteúdos sobre os utensílios domésticos, roupas de cama, cores utilizadas na casa, e tudo mais que puder ser vendido para o consumidor/telespectador do programa.
Brothers faturam mais fora da casa do que dentro dela
Em 2022, estima-se que o BBB gerou mais de R$ 1 bilhão para a Globo, através do patrocínio de marcas como a própria Americanas (que já havia comparecido nas duas edições anteriores), a Avon e o Picpay.
Os patrocinadores faturaram tão alto quanto. Mas a roda da fortuna não fecha só com eles.
Mais do que os espectadores e os organizadores do programa se preocupam com o espaço onde os participantes vão passar até 3 meses, os escolhidos para estar no BBB trabalham de uma forma extremamente elaborada para brilhar durante sua participação.
Nas primeiras temporadas, o objetivo era ganhar o prêmio principal, que já passou por várias cifras e atualmente é de 1 milhão e meio de reais. Mas agora, isso é o “de menos”.
Os brothers que conseguem ficar na casa por algum tempo e que possuem uma personalidade interessante chegam a faturar dezenas de vezes mais do que o valor da premiação trabalhando com publicidade quando voltam para o mundo externo.
Nas últimas temporadas, os participantes que mais encantaram o público ganharam cifras exorbitantes depois que saíram do programa.
Juliette Freire, a vencedora do BBB 21, embolsou mais de 45 milhões de reais com trabalhos publicitários e/ou comerciais. Gil do Vigor também faturou alto: 15 milhões. 10 vezes mais do que o valor da premiação principal.
Para conseguirem isso, os anônimos que são selecionados para entrar na casa mais vigiada do Brasil são capazes de fazer investimentos bastante ousados, que vão desde contratar uma agência de marketing digital para gerenciar suas redes sociais enquanto estiverem dentro de casa à montar fãs-clubes preparados para articular estratégias a fim de mantê-los “seguros” dentro do jogo.
E a Roça?
Nem só de BBB vivem os fãs de realities. A Fazenda, transmitida pela Record, também faz um sucesso enorme e arrasta milhões de pessoas para dentro da vida dos peões que, geralmente, já possuem alguma interação com o público geral.
Diferentemente de alguns dos participantes do BBB, os fazendeiros não são pessoas anônimas. Todos que entram para o programa já são, pelo menos um pouco, conhecidos do grande público.
O fator fama faz com que os preparativos da galera que vai ficar confinada sejam ainda mais complexos. Não só é preciso trabalhar a imagem para conseguir monetizar ao máximo o pós-Fazenda com publicidade, como é ainda mais importante proteger a reputação já estabelecida, para não acabar saindo com saldo negativo do programa.
Redação: Bruna Bozano