segunda-feira, 21

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Promessa feita a Canoinhas também foi feita a Três Barras

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Mesmo deputado que articulou vinda de empresa a Canoinhas articulou com Três Barras

VAI PRA ONDE?

A empresa Bortoluzzi Sementes & Cereais, que anunciou na semana passada que deve instalar uma unidade em Canoinhas, prometeu a mesma coisa a Três Barras. A informação foi postada também na semana passada pelo mesmo deputado que divulgou vídeo no qual conversa com Bruno Bortoluzzi, sócio-proprietário da empresa. De fato, a coluna apurou que a empresa já está se instalando em Canoinhas, sondando imóveis e profissionais.

Contudo, curiosamente, o mesmo deputado Marcos Vieira (PSDB) publicou no Instagram foto ao lado do secretário de Agricultura de Três Barras, Ernani Wogeinaki, afirmando que a Bortoluzzi vai implementar uma unidade na cidade vizinha.

O chefe de gabinete da prefeita Juliana Maciel Hoppe (PSDB), Carlos Eduardo Vipievski, explica que de fato a empresa pretende se instalar nas duas cidades. “Na verdade, a empresa quer montar um silo em Três Barras e pretende montar mais um, provavelmente em Itaiópolis. A ideia é montar um centro de distribuição em Canoinhas que será atendido pelos silos que serão montados no Planalto Norte”, conta.

Fundada em 1959, a empresa Bortoluzzi Sementes & Cereais possui a tradição na produção de sementes de alta qualidade e assistência técnica. É representante das maiores marcas mundiais de insumos.



SANCIONADO

O governador Jorginho Mello (PL) sancionou a lei que estabelece o novo salário mínimo regional em Santa Catarina com reajuste de 7,43%, resultado de um acordo entre entidades que representam patrões e empregados no Estado.

A sanção foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado no fim do dia na sexta-feira, 31. A lei havia sido aprovada na semana passada pela Alesc, por unanimidade. Com a publicação, a lei já está valendo em Santa Catarina. Os novos valores do salário mínimo regional, que variam de R$ 1.468 a R$ 1.740, dependendo da categoria profissional, serão retroativos a janeiro.


SEBRAE

Após meses de negociações, o governo Lula conseguiu as condições favoráveis para uma troca de comando no Sebrae nacional. Na semana passada o então presidente, Carlos Melles, renunciou ao cargo abrindo espaço para uma nova eleição, no dia 10 de abril. O catarinense Décio Lima (PT), ex-deputado federal e primeiro representante da esquerda a chegar ao segundo turno nas eleições para o Governo de SC, deve ser eleito por aclamação para presidir o Sebrae nacional, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).



PRESENÇA FEMININA

A aposentadoria do conselheiro César Filomeno Fontes abriu uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE), neste caso restrita aos procuradores do Ministério Público de Contas. A escolha é do governador Jorginho Mello. Nos bastidores, concorrem os procuradores Aderson Flores e Cibelly Farias, ambos com reconhecida capacidade técnica.

Se escolher a procuradora, o governador quebrará um paradigma de 67 anos, nomeando a primeira mulher conselheira efetiva da história do TCE/SC.

Historicamente o conselho do TCE comporta derrotados ou aposentados políticos do agrado do governador de turno.


CANAL

Divulgação

O MDB/SC encerrou o mês da mulher nesta sexta-feira, 31, com palestra da atriz, escritora e psicóloga Maria Paula Fidalgo, e com a presença da presidente do MDB Mulher Nacional, Kátia Lôbo. Durante o encontro ela lançou a Ouvidoria da Mulher em Florianópolis, um canal de atendimento especializado em recebimento de denúncias, críticas, elogios e sugestões para o combate de toda forma de violência contra a mulher.