Versão do projeto exclui a polêmica criação de cargos e aumento de salários
EXTINÇÃO
Lembram do polêmico projeto de lei que criava cargos, aumentava salários de comissionados e extinguia cargos obsoletos proposto pelo então prefeito Beto Passos (PSD) em fevereiro deste ano? Pois é, o projeto foi ressuscitado por Willian Godoy (PSD), mas ficou somente a parte menos polêmica da proposta. Apenas a parte que extingue cargos foi encaminhada à Câmara de Vereadores.
Dessa forma, o projeto de lei apenas extingue os cargos de engenheiro agrimensor, fotógrafo, auxiliar de atividades complementares, mecânico eletricista, chapeador, auxiliar de mecânico, mecânico soldador e auxiliar de serviços gerais.
“As medidas são imprescindíveis diante da necessidade de readequação do quadro funcional, já que os cargos a serem extintos não são mais necessários à estrutura administrativa e há muito tempo não são ocupados”, justifica o prefeito.
O projeto original, de Passos, extinguia estes cargos e criava as funções de coordenador especial do Procon, coordenador especial do Detracan, coordenador especial da Defesa Civil, coordenador especial do Gabinete, coordenador especial de Turismo e assessor especial. Todos os seis cargos teriam salário de R$ 3,9 mil.
O projeto de Passos, contudo, extinguia outros cargos como o diretor de Turismo, coordenador de gabinete, coordenador de Procon e assessor administrativo.
PRAZO
Os advogados dos detidos na sétima fase da operação Et Pater Filium têm até a próxima semana para apresentar defesa. Depois disso o Tribunal de Justiça vai analisar se aceita ou não a denúncia.
PORÉM
Contudo, pode ocorrer de o processo descer para primeira instância, ou seja, a Vara Criminal da comarca de Canoinhas. Para isso ocorrer basta que a Justiça Eleitoral considere correta a extinção do mandato de Renato Pike pela Câmara de Vereadores.
DATA
A Mesa diretora da Câmara deve marcar para a próxima semana, na segunda-feira, 13, a segunda votação do decreto de extinção do mandato de Pike.
RESPIRO
A secretária de Saúde de Canoinhas, Kátia Oliskovicz, substituiu a equipe de plantão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na quarta-feira, dia 1º. A avaliação, uma semana depois, é positiva. Houve redução no tempo de espera. “Em alguns momentos vai acumular sim, pois acabam deslocando a equipe para emergências, mas no geral o resultado está muito positivo”, comemora.
SOFRÊNCIA

Vivendo seu inferno astral por aceitar contratos com prefeituras para fazer shows em cidades paupérrimas, o cantor Gusttavo Lima causou ao se apresentar na Fesmate em 2018 em Canoinhas. Ele foi ovacionado ao pedir votos a Jair Bolsonaro. À época se ventilou a possibilidade de o Município sofrer um revés por promover apologia política com dinheiro público, mas nada avançou.
À época a Fesmate foi promovida em uma parceria público privada, ou seja, tinha dinheiro público no meio.
REEQUILIBRIO
A Construtora Rubi Eireli não teve acatado seu pedido de reequilíbrio financeiro pleiteado junto à prefeitura de Três Barras. Eles alegavam que o aumento repentino de preços tornou impossível fornecer mobiliários hospitalares ao Município.
PROVA DE VIDA
Santa Catarina pôs fim à obrigatoriedade da prova de vida para que aposentados e pensionistas do Estado recebam seus benefícios. Segundo o próprio governo, é o primeiro do país a tomar esta decisão, que já está em vigor.
São 65 mil aposentados e 12 mil pensionistas que recebem benefícios do serviço público estadual.