Premiação aconteceu na quarta-feira, 22, em Florianópolis
Projeto do Grupo Escolar Municipal Reinaldo Kruger recebeu o 24º Prêmio Fritz Müller do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Governo do Estado de Santa Catarina. A solenidade de entrega da honraria ocorreu na noite desta quarta-feira, 22, em Florianópolis, no salão principal do Lira Tênis Clube.
A premiação tem por finalidade reconhecer e premiar empresas e organizações que desenvolvem projetos em prol do meio ambiente no estado.
Todos os cases vencedores foram detalhados no Anuário Ambiental Fritz Müller 2023, lançado durante a solenidade com exemplares distribuídos aos convidados. A premiação é o maior reconhecimento ambiental do estado, sendo uma oportunidade para que empresas e organizações demonstrem como atuam ambientalmente a fim de garantirem maior equilíbrio das suas atividades, e, consequentemente, salvaguardar os recursos naturais.
O objetivo geral do projeto da escola canoinhense é cultivar plantas sem uso de adubação química em sistema biopônico de forma totalmente orgânico.
A secretária de educação Sônia Maria Stelzner Grosskopf lembra que a educação ambiental desperta no discente a consciência de preservação e de cidadania.
Os responsáveis são os instrutores Valdir Morsch (agrícola) e André Luis de Brito (informática). “É um projeto grandioso que a escola desenvolveu e que vem passando para toda a comunidade. É uma sensação muito boa receber este prêmio”, destaca André.
O projeto trabalhou questões técnicas tanto na área agrícola, quanto de informática. “Usamos várias tecnologias para fazer a medição do pH da água, trabalhamos até com condutividade elétrica e toda a parte técnica agrícola”, explica Brito.
O instrutor agrícola Valdir Morsh afirma estar orgulhoso em ver a escola como a única do estado a ser reconhecida como campeã. “É um incentivo para que a escola continue desempenhando a sua função na comunidade fazendo com que cada vez mais os nossos alunos sejam mais incentivados na área da agricultura”.
