1.400 pneus foram recolhidos somente nesta quinta-feira
Desde outubro do ano passado, o Município de Canoinhas aderiu ao Programa Penso, Logo Destino do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Foram recolhidos quase cinco mil pneus inservíveis, sendo realizado nesta quinta-feira, 14, um carregamento, em torno de 1.400 pneus, para garantir a destinação ecologicamente correta, através do Programa Penso, Logo Destino. Já está previsto para os próximos dias o carregamento do restante. Um dos fatores mais importantes dessa ação é eliminar possíveis focos da dengue.
Para a Coordenadoria Regional do Meio Ambiente de Canoinhas, parcerias são essenciais para a realização das ações. “Cada um pode fazer a sua parte, neste dia além da Secretaria do Meio Ambiente, os agentes de Endemia e a equipe da Secretaria de Obras fizeram toda diferença”, afirma a equipe da Coordenadoria Regional que acompanhou as ações.
Conforme o Programa, além de separar os itens da logística reversa, pneus, pilhas e baterias, lâmpadas, frascos de agrotóxicos e lubrificantes, eletroeletrônicos, é necessário garantir o armazenamento correto e seguro e a destinação adequada. A reutilização dos itens da Logística Reversa evita a utilização de novos recursos naturais.
Para o mês de abril já estão previstas ações para o carregamento de outros itens que não podem ir para o “lixo comum”, a exemplo dos eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias e para isso pontos de entrega voluntária já estão sendo implantados.




