Ele embarca segunda-feira, 8, para o estado do Arizona
De 9 a 12 de julho, o professor Gabriel de Bem, do curso técnico em Edificações do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus Canoinhas, participa de um retiro pedagógico nos Estados Unidos, da Society of Building Science Educators (Sociedade de Educadores de Ciências da Construção). Ele embarca segunda-feira, 8, para o estado do Arizona. O evento vai ocorrer no Biosphere 2, o maior ambiente controlado do mundo dedicado à compreensão dos impactos das mudanças climáticas. No Sonoran Desert, os participantes poderão ter uma ideia do clima do futuro, por causa das temperaturas extremas do verão.
Professor Gabriel foi o único pesquisador brasileiro selecionado com bolsa de viagem, no valor de US$ 1.400 dólares, para participar do evento e apresentar os resultados da sua tese de doutorado em Engenharia Civil, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O trabalho foi defendido em dezembro de 2023 com o título “Brise-soleil responsivo: desenvolvimento, construção, análise do desempenho térmico, lumínico e da percepção do usuário em uma câmara bioclimática de baixo custo (CBBC)”.
Professor Gabriel conta que o projeto, caracterizado pela complexidade de áreas envolvidas, contou com a contribuição dos professores Alexandre de Abreu, do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Marlon Mulhbauer, de matemática.
A Sociedade de Educadores de Ciências da Construção reúne educadores universitários e profissionais de arquitetura, engenharia, construção e outras disciplinas relacionadas que apoiam a excelência no ensino de ciências ambientais e tecnologias de construção. A seleção para o prêmio focou no potencial de participação para aprimorar o ensino, a pesquisa, o serviço profissional e as atividades de networking do candidato e no potencial de benefícios para a instituição e o país do candidato.
No evento deste ano, serão discutidos temas que professor Gabiel acredita serem muito importantes para a Educação e a área de edificações, como o impacto da inteligência artificial no ensino e na arquitetura; contribuições dos educadores da ciência da construção para o desenvolvimento da força de trabalho; integração do ensino de ciências da construção com o ateliê de projeto; processos de aprendizagem experimental em ciência da construção e projetos climaticamente responsivos; e simulação de desempenho de edificações em cursos de graduação.