Acréscimo só pode ser realizado quando houver repasse das distribuidoras
A Petrobras anunciou nesta terça-feira, 15, aumento nos preços da gasolina e do diesel para as distribuidoras, válido a partir desta quarta-feira, 16. “O acréscimo no valor somente pode ser repassado aos consumidores quando o produto chegar às bombas já com o preço reajustado”, alerta o coordenador Iury Alexandrina, coordenador do Procon de Canoinhas.
É por isso que o órgão de defesa do consumidor municipal está notificando os postos da cidade. “Estamos alertando todos os estabelecimentos sobre a prática abusiva de elevar, sem justa causa, o preço de produtos ou serviços”, reitera Iury.
O novo preço só pode ser repassado ao consumidor quando o posto puder comprovar, por meio de nota fiscal, que o produto oferecido na bomba teve acréscimo no valor das distribuidoras.
O litro da gasolina terá uma alta de R$ 0,41 e o diesel vai subir R$ 0,78.
”O Procon de Canoinhas vem realizando trabalho ativo, por meio da fiscalização e orientação. Se comprovada qualquer prática irregular, o Procon tomará as medidas cabíveis. Os munícipes não podem ser prejudicados. Um Procon ativo é sinônimo de segurança tanto ao consumidor quanto ao fornecedor”, destaca Alexandrina.
O Procon está disponível para esclarecer quaisquer dúvidas e colaborar no entendimento das regras e diretrizes que norteiam as relações de consumo.