Ex-prefeitos de Bela Vista do Toldo e Major Vieira serão ouvidos
MENSAGEIRO
Audiência de instrução e julgamento da Operação Mensageiro está marcada para esta quinta-feira, 27, no Fórum da comarca de Canoinhas. O dr Eduardo Veiga Vidal, juiz criminal da comarca, vai ouvir os ex-prefeitos de Major Vieira, Adilson Lisczkovski, e de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti.
Preso na operação Et Pater Filium, Alberti foi quem puxou o pino da granada que se tornaria a operação Mensageiro, que desvendou o escândalo do lixo envolvendo a Serrana Engenharia (atual Versa) e prefeitos de várias cidades do Estado. Foi a partir da colaboração premiada de Alberti que tudo começou.
Além dos dois prefeitos, são réus neste processo, outras sete pessoas ligadas à Serrana. Nesta quinta, 27, serão ouvidas as testemunhas arroladas no processo. Já os interrogatórios dos réus acontecerão na sexta-feira, 28.
A Mensageiro nasceu em 2021 quando Alberti teria procurado o Ministério Público para, segundo o MP, “apresentar dados e provas de corroboração sobre as atividades de uma organização criminosa e as infrações penais por ela praticadas.”
NA TRIBUNA
A secretária de Educação de Canoinhas, Sonia Stelzner, usou a tribuna da Câmara de Canoinhas nesta terça-feira, 25, para prestar contas de sua gestão à frente da pasta. Gastou boa parte do tempo explicando a odisseia do poço artesiano que foi, enfim, aberto, na Escola do Rio d’Areia do Meio.
FEEDBACK
A secretária Sonia fez uma sugestão muito pertinente. Que se leiam as respostas dos requerimentos feitos em plenário. Os requerimentos, de fato, são lidos para todo o povo saber, mas é um mistério, inclusive para a imprensa, a resposta dada pelo Executivo.
O presidente da Câmara, Mauricio Zimmermann (PL), prometeu disponibilizar as respostas no site da Câmara, o que, por mais incrível que pareça, ainda não ocorre.
NINGUÉM QUER
Pela segunda vez deu deserta a licitação para reformar salas de aula da Escola Maria Lovatel Pires, no Alto da Tijuca, em Canoinhas. Há salas com rachaduras preocupantes no segundo piso da escola.
PINGA EM MIM
Apesar de o governo do município ter respondido no começo deste mês a requerimento do vereador Wilmar Sudoski (PSD), dando conta de que os serviços de manutenção das calhas na UBS do Campo d’Água Verde começariam em 5 de junho, as infiltrações e goteiras ainda continuam em diversos pontos do prédio. “De fato foram realizados, mas os problemas ainda persistem”, disse o vereador.
Por esse motivo, Sudoski voltou a cobrar, dessa vez durante a sessão de segunda-feira, 24, a urgente reforma do telhado da unidade de saúde, principalmente na área que abriga a sala de fisioterapia, o local mais atingido dentro da estrutura.
TRANSPORTE
A vereadora Silmara Gontarek (UB) está requerendo que seja encaminhado ofício ao Coletivo Santa Cruz, solicitando informar porque não estão funcionando as linhas das localidades de Pinheiros e Alto dos Pinheiros. Ela quer que o coletivo estude a possibilidade de implantar um transporte viável, com van por exemplo, que atenda os custos e benefícios tanto dos passageiros quanto da empresa pelo menos uma vez por semana.
NA ESTRADA

Recém-empossado como novo presidente do Republicanos em Santa Catarina, o deputado federal Jorge Goetten iniciou um roteiro pelo Estado. A programação começou nesta terça, 25, na Grande Florianópolis, e encerra-se no dia 7 de julho, na região da Amurel.