Wilmar Sudoski é candidato favorito a assumir a vaga
ELEIÇÃO
Há pouco mais de um mês para a eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Canoinhas tudo leva a crer que Wilmar Sudoski será o próximo presidente. A vaga é do PSD, garante o vice-prefeito Renato Pike (PL), que deve emplacar seu indicado, Mauricio Zimmermann (PL), em 2023. O combinado entre Pike e Beto Passos (PSD) é de que o apoio do governo seria alternado, ou seja, se Gil Baiano (PL) ficou com o primeiro ano, o segundo seria do PSD e, assim, alternadamente.
A oposição conta com quatro integrantes e, logo, não tem poder de fogo para protagonizar a disputa, mas vinha articulando com Baiano a possibilidade de mudar o regimento interno da casa e permitir a reeleição. Essa manobra, contudo, demandaria sete votos, o que eles definitivamente não têm. A avaliação dos opositores é de que Baiano é o mais fácil de se lidar entre os governistas. Baiano admite as conversas, mas problemas de saúde o afastaram da Câmara nas últimas semanas (ele passou por um procedimento cirúrgico no intestino na semana passada em Curitiba).
Claro que o fato de o preferido ser do PSD não garante a presidência a Sudoski, já que o partido tem Osmar Oleskovicz e Willian Godoy nos seus quadros. O apoio a Osmar, no entanto, poderia ser interpretado como tentativa de esvaziar a CPI dos Livros, o que o governo não deseja. Já Godoy, se alçar voos mais altos com a bênção de Passos, o que parece cada vez mais claro, teria na Presidência em 2024 o timing perfeito para ganhar evidência.
A ver nas próximas semanas como fica o cenário.
ARREPIO
Um trecho da denúncia contra o prefeito de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti (PSL), deve ter causado arrepio a muitos prefeitos da região: Ele (delator) aceitou fazer delação premiada e revelou “a existência de crimes cometidos contra a administração pública de municípios do Planalto Norte catarinense (…)”.
SINAIS
Uma conversa de WhatsApp de Alberti com o delator Marcelo Kosmala mostra um prefeito bastante monossilábico. Diante da incompreensão do interlocutor, Alberti mandou um emoji de dinheiro e tudo ficou claro.
“Se vocês acham que o Lula é corrupto, é porque não conhecem o Adelmo”
Do ex-prefeito de Major Vieira, Orildo Severgnini, segundo testemunhas, se referindo ao prefeito de Bela Vista do Toldo
SALTO

O preço da gasolina passou de R$ 2,74 para R$ 6,40 nos últimos 10 anos em Santa Catarina. A diferença é de 134% na comparação entre o valor médio cobrado pelo combustível no Estado em novembro de 2011 e na mais recente pesquisa, feita na última semana de outubro pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
SEM CONTROLE
A quantidade de profissionais da saúde vinculados ao governo de Santa Catarina que se vacinaram contra a covid-19 é um mistério conforme apurou o jornalista da NSC, Dener Alano. Sem um controle interno, a Secretaria de Saúde não tem os dados sobre quais servidores públicos da pasta estão imunizados. A informação é da própria Gerência de Normatização de Gestão de Pessoas da unidade, que respondeu a um pedido de informação feito via Ouvidoria do Estado pelo repórter da NSC TV.
MUDANÇA DE OPINIÃO

A deputada federal Caroline de Toni (PSL) usou as redes sociais para comentar o voto contrário à PEC dos Precatórios, que autoriza o governo a pedalar dívidas que transitaram em julgado. Cobrada pelos seguidores, ela disse que considera mudar de posição no segundo turno de votação. Bolsonarista de carteirinha, a deputada deu um dos cinco votos contrários ao governo na bancada catarinense.
CONTAS
Um suposto uso irregular de diárias de viagens por ex-deputados estaduais e servidores da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) entre 2009 e 2011 voltará a ser analisado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC). Parte dos investigados será notificada para apresentar defesa em um prazo de 30 dias.