segunda-feira, 21

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Prefeitura libera empenho para perfuração de poço no Rio d’Areia do Meio

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Obra deve começar nos próximos dias

O POÇO

Depois da polêmica em torno da falta de água para a comunidade da Escola Maria Isabel de Lima Cubas, da localidade de Rio d’Areia do Meio, registrada na coluna de ontem, a prefeitura de Canoinhas empenhou o valor de R$ 77 mil a ser pago a empresa Perfugel Perfurações Geológicas LTDA. Segundo a secretária de Educação, Sonia Stelzner, todo o processo licitatório foi concluído. Em contato com a empresa, a secretária disse que agora depende de uma licença ambiental para que a Perfugel dê início aos serviços. O poço será feito no pátio da escola.

“O dinheiro já está na conta da prefeitura e será disponibilizado para a empresa assim que o serviço for concluído”, afirma a secretária. A empresa tem até 17 de junho para concluir o trabalho.

As aulas foram canceladas nesta quarta-feira, 29, porque não tem mais água na cisterna da escola. A Casan esteve no local o dia todo nesta terça-feira para resolver um problema de vazamento na ligação entre o poço e a cisterna da escola, mas não conseguiu resolver o problema, explicou a secretária, que pediu agilidade à Perfugel, que se comprometeu a iniciar a perfuração assim que a licença ambiental for liberada.




MAIS UM PROBLEMA

Há mais um incêndio a ser apagado na Secretaria de Educação. Segundo a comunidade da Escola Municipal Maria Lovatel Pires, do Alto da Tijuca, a escola está com sérios problemas estruturais, que colocam em risco a segurança dos alunos.

Segundo a secretária de Educação, Sonia Stelzner, a escola não tem nem 20 anos, o que não justificaria os problemas que de fato apareceram. Há, inclusive, uma sala isolada. Houve licitação para reforma do prédio, mas restou deserta. “É mais difícil de fazer licitações para reforma. Agora vai de novo para licitação. A licitação contempla cinco salas do andar de cima com troca de piso. Mas a situação não oferece risco nenhum. O recurso para a reforma já está disponível”, explica Sonia.






TELA QUENTE

O clima esquentou depois do encerramento da sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira em Canoinhas. Osmar Oleskovicz (PSD) reclamou de ser cortado pelo presidente Mauricio Zimmermann (PL) em suas longas falas estocando a administração municipal. Zimmermann revidou e a relação dos dois, que já andava por um fio, azedou de vez.





CHEQUE EM BRANCO

O Governo de Santa Catarina está pressionando para aprovar um projeto de lei que libera a venda de imóveis públicos sem passar pela Assembleia Legislativa. A medida daria um cheque em branco para o Executivo gerenciar propriedades em todo o Estado. A medida foi duramente criticada pelos deputados.

Atualmente, cada imóvel público do Estado individualmente precisa passar pela Assembleia para ser vendido ou cedido a alguma instituição.

O PL 457/2023 foi alvo de debate nesta manhã em reunião conjunta das comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Trabalho. Os parlamentares pediram vista coletiva do projeto, que retornará para votação nesta quarta-feira, 29.

Segundo a deputada Luciane Carminatti, da Comissão de Finanças e Tributação, o parlamento está abrindo mão do seu papel de legislar sobre um tema importante ao dar total poder ao governo sobre a venda dos imóveis. “Nós estamos votando aqui sobre algo que nem sabemos o tamanho e os valores dessas propriedades. É um absurdo isso!”, destacou.

Carminatti questionou ainda o motivo da rapidez na tramitação e o pedido de uma reunião conjunta das três comissões. “Se tiver acordo, eu quero saber. Que acordo é esse?  O que foi discutido?”, pergunta.

O projeto foi protocolado pelo Governo do Estado em 6 de novembro de 2023 e, desde então, aguardava análise na Comissão de Constituição e Justiça. A reunião conjunta foi realizada às pressas nesta terça-feira.





POSTO

Através de requerimento direcionado à prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL), com cópias às secretarias de Saúde e Planejamento, vereador Wilmar Sudoski (PSD) está cobrando informações acerca da previsão para a reforma do telhado na unidade básica de saúde do Campo d’Água Verde.

Segundo o vereador, algumas salas da unidade, em especial a área que recebe os atendimentos de fisioterapia, têm sido severamente impactadas com inúmeras goteiras e infiltrações, comprometendo, assim, a qualidade dos trabalhos dos profissionais que lá atuam, como também dificultando a recuperação dos pacientes.

Durante fala na sessão ordinária de segunda-feira, 27, o vereador lembrou que o prédio possui mais de 20 anos e o problema com as goteiras persiste há algum tempo sem que medidas adequadas tenham sido tomadas pelo governo do município a fim de solucioná-lo.





NOVO SECRETÁRIO

Nesta terça-feira, 28, durante a inauguração de uma sala de espera do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, o governador Jorginho Mello (PL) confirmou o nome do novo secretário de Saúde do Estado. Trata-se de Diogo Demarchi Silva (foto), atual secretário adjunto da pasta. Carmen Zanotto deixa a pasta para concorrer a Prefeitura de Lages.