A licitação será realizada na modalidade concorrência públic
Com o objetivo de dar transparência aos interessados e à população em geral, é que o Governo de Três Barras informa que na manhã da próxima quinta-feira, 21 de setembro, acontece a sessão de disputa de preços para a contratação de empresa especializada para o fornecimento de mão de obra e demais materiais necessários para a execução de pavimentação em concreto na rotatória central da cidade.
A licitação será realizada na modalidade concorrência pública, na forma eletrônica, e prevê a pavimentação de 4.310,33 m² no entroncamento da Avenida Rigesa com a Rua Lumber, e ainda em 123,12 metros lineares da rotatória até a ponte sobre o Rio Barra Grande.
A administração municipal torna público, ainda, que o processo teve de ser reeditado devido ao fato de as quatro empresas participantes da licitação anterior não terem apresentado comprovação de acervo técnico exigido pelo edital.
“Sabemos a necessidade de realizar o quanto antes essa obra. Entendemos a angústia da população e os transtornos causados pela precariedade atual desse trecho que fica no coração da cidade e tem um fluxo muito grande durante todo o dia. Mas pedimos um pouco mais de paciência às pessoas, pois estamos projetando a cidade para o futuro e pensando em fazer uma obra muito bem feita e duradoura”, frisa a prefeita Ana Claudia da Silveira Quege.
PAVIMENTAÇÃO EM CONCRETO É A SOLUÇÃO
Após anos enfrentando problemas com a pavimentação em asfalto – em razão do elevado fluxo de veículos pesados -, a Prefeitura de Três Barras anunciou no mês de julho um projeto de reestruturação de uma das rotatórias mais movimentadas da região.
A intervenção vem como objetivo de substituir a antiga pavimentação de asfalto por concreto rígido, visando solucionar os frequentes transtornos causados pelos buracos e rachaduras na via, além de proporcionar maior durabilidade, menor manutenção e mais segurança aos motoristas e pedestres.
“Foram feitas várias manutenções na rotatória localizada na Avenida Rigesa com a Rua Lumber, e sempre ficava danificada em função do alto tráfego de caminhões, média de mil veículos pesados por dia. E a prefeitura de Três Barras entendeu que o pavimento em concreto seria a melhor solução. Eles (equipe técnica do setor de Planejamento) nos procuraram para fazer o projeto dessa rotatória no conceito whitetopping, ou seja, mantendo a estrutura do pavimento danificado como base. A ideia é que com esse projeto, a vida útil do pavimento tenha no mínimo 20 anos”, explica Alex Maschio, responsável pelo projeto e diretor do Instituto Ruas, de Curitiba.
Os engenheiros civis Jorge Borba e Zair Packer, da Prefeitura de Três Barras, observam que todas as tentativas de recuperação da rotatória, até então, foram em vão.
“A vida útil do pavimento em asfalto era muito curta. Resolvemos aderir ao pavimento rígido, por se tratar de tecnologia de ponta, com longa durabilidade a um custo aceitável”, avaliam.
E um detalhe chama a atenção. Algumas “barreiras culturais” foram quebradas em relação ao pavimento em concreto.
“Concluímos que esse tipo de pavimento está muito à frente do pavimento asfáltico, no que diz respeito à durabilidade, eficiência e custos”, frisam os engenheiros.
A manutenção é outro ponto positivo que Ana Claudia da Silveira Quege, prefeita de Três Barras, salienta. “Estamos felizes por tomar essa atitude pioneira em nossa região, agradecemos ao Instituto Ruas por apresentar um projeto primoroso, detalhado, com todas as especificações necessárias. Estamos certos de que será o primeiro de muitos pavimentos em concreto em nosso município”, afirma.