“Brutal queda da receita dos Municípios” seria motivo
APERTEM OS CINTOS
Prefeito de Bela Vista do Todo, Alfredo Cesar Dreher (Podemos), publicou decreto recomendando economia total e irrestrita na prefeitura. Ele cita “a brutal queda da receita dos Municípios, que vem se acentuando mês a mês” como motivo para a necessidade de economia. As medidas vão de corte de diárias até redução no consumo de combustível. Novas obras não serão iniciadas e ninguém será contratado. “Haverá redução drástica, até 31.12.2022, das despesas e das atividades em todas as Secretarias Municipais, mantendo-se exclusivamente as de caráter continuado e obrigatório, tais como as necessárias para cumprimento de convênios e as que estejam sujeitas ao cumprimento de percentuais mínimos constitucionais”, cita o decreto.
Até mesmo as fotocópias terão de ser reduzidas em 30%. Ligações telefônicas também ficarão restritas.
Ele, ainda, determina “contenção dos gastos com consumo de energia elétrica, água telefone em todas as unidades administrativas na ordem de 30%”. Também fala em redução da concessão de auxílios e subsídios em todas as secretarias municipais.
Foi criada uma central de controle de viagens junto a Secretaria Municipal da Administração, que deverá informar todos os órgãos e setores das datas e horários de viagens programadas com veículos da Prefeitura.
As Secretarias Municipais de Educação e de Saúde deverão fazer uma avaliação sobre o índice de gastos de suas Secretarias, limitando-se suas despesas ao cumprimento dos dispositivos constitucionais.
PENSANDO ALTO
E de pensar que se não fosse denúncia do JMais o prefeito Dreher teria contratado uma empresa só pra filmar e divulgar seus feitos. Isso, há apenas três meses. Agora, está racionando até ligações telefônicas.
ENDEREÇO
O 1º Tabelionato de Notas e Protestos está de olho no espaço que era usado pela Receita Federal em Canoinhas. A agência fechou na sexta-feira, 18.
SUSPEITO
Um dos investigados da operação Et Pater Filium, indicado como gerente da revenda de veículos do então vice-prefeito Renato Pike, estava empregado como servidor comissionado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), auferindo rendimentos de R$ 5.221,24 em 2020. Consta que ele comparecia diariamente na Alesc apesar do cargo na revenda de Pike. O cargo na Alesc era exercido por indicação do PL, partido do governador eleito Jorginho Mello.
FUNERÁRIAS
A vereadora Zenici Dreher (PL) deve apresentar hoje à noite na Câmara requerimento solicitando informações sobre a prestação de serviços funerários em Canoinhas. Desde janeiro deste ano não há concessão cedida pela prefeitura para a exploração do serviço.
Zenici explica que enquanto secretária de Assistência Social pediu a renovação dos Contratos para Auxílio Funeral e o jurídico da prefeitura indeferiu. Ao retornar à Câmara pediu os Projetos de Lei para analisar e tem um de 2019 com recomendação do Ministério Público para se proceder a concessão.
O requerimento pede que o Executivo Municipal e a Equipe de Transição de Governo expliquem “as estratégias para garantir a legalidade e segurança jurídica nos atos, obedecendo às normas sobre a matéria em questão, observando-se a garantia do princípio constitucional da isonomia, da seleção da proposta mais vantajosa para a coletividade e o processamento e o julgamento em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, igualdade, publicidade, probidade administrativa, visando sempre o atendimento público, se haverá elasticidade do prazo de concessão dos serviços funerários no município ou se o poder executivo vai seguir as recomendações do Ministério Público para que a população não seja prejudicada e para que todos os atos estejam de acordo com a legislação vigente.” Uma lei de 2021 prorrogou por um ano o prazo para exploração dos serviços por parte das Funerárias São José (firma individual de Valdemiro Antonio Verka); Humenhuk LTDA ME; Mão Amiga (de Neuza Firmino Heira) e Organização Alfa Campos LTDA. Esse prazo, contudo, expirou em janeiro de 2022 e, desde então, o serviço continuou a ser prestado da mesma forma. Não há conflito entre as empresas porque elas trabalham em sistema de rodízio.
SUCESSÃO

O governador eleito e senador licenciado de Santa Catarina, Jorginho Mello, teve uma conversa com o agora suplente da senadora Ivete Appel da Silveira (MDB), Beto Martins (PL), sobre a sucessão da cadeira no Senado Federal.
Havia a previsão de que o ex-prefeito de Imbituba assumisse no próximo dia 24 de novembro, porém o regimento interno do Senado impede que Beto assuma por apenas 30 dias. Martins concordou com a possibilidade de assumir eventualmente a cadeira no Senado no ano que vem, com a anuência da senadora do MDB, já que ela passará a ser titular da vaga, com a posse de Jorginho como governador.
SOB NOVA DIREÇÃO

Desde o começo deste mês, o Senai de Canoinhas e Porto União está com novo gestor. Marcelo Tadeu Vieira Ramos Filho é o novo coordenador de Educação Profissional do Senai. Colaborador da Federação das Indústrias de SC (Fiesc) há 13 anos, iniciou sua trajetória no Senai de Videira como docente na área mecânica, e depois assumiu a Supervisão Educacional dos cursos técnicos. Marcelo é formado em Engenharia de Produção Mecânica, e pós-graduado em Gestão da Produção e Gestão da Qualidade. Ele está de mudança com sua família para Canoinhas, com esposa e três filhos.
A região Centro-Norte da Fiesc tem sua sede em Caçador e comtempla 24 municípios, sendo seis unidades do Senai (Caçador, Videira, Fraiburgo, Curitibanos, Porto União e Canoinhas), 3 unidades do Sesi (Caçador, Videira e Canoinhas) e uma unidade do IEL (Caçador). A microrregião de Canoinhas, que será gerida por Marcelo abrange as cidades de Porto União, Irineópolis, Bela Vista do Toldo, Major Vieira e Três Barras.

“Se engana quem acha que ele está deprimido”
do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), após visitar Bolsonaro
COTADO
O deputado federal por Santa Catarina Pedro Uczai (PT), escolhido como coordenador do grupo técnico de Desenvolvimento Agrário do futuro governo Lula, pode se tornar ministro.
Segundo o próprio deputado, em entrevista ao programa CBN Hub, na CBN Floripa, o setor de Desenvolvimento Agrário deve ser transformado em um ministério. Inicialmente, Uczai afirmou na entrevista que não penso em cargo de ministro neste momento, e sim nos trabalhos para a montagem do setor para o novo governo.