Historiador tinha 67 anos
A prefeita Juliana Maciel decretou luto oficial de três dias no município de Canoinhas pelo falecimento do historiador Fernando Tokarski, aos 67 anos, ocorrido nesta segunda-feira, 17.
Tokarski dedicou a vida ao resgate cultural e histórico do nosso município.
O professor, escritor, historiador, fotógrafo e pesquisador era especialista em História do Contestado. Sua paixão contribuiu para a preservação da nossa história.
Nascido em São Sebastião do Timbózinho, em Irineópolis (então Valões, parte de Porto União), Tokarski se mudou para Canoinhas aos sete anos, onde passou a morar com sua irmã.
Ele era membro da Academia de Letras Vale do Iguaçu, em União da Vitória (PR) e da Academia de Letras de Canoinhas.
Tokarski foi chefe de gabinete no Município de Canoinhas.
Fernando Tokarski deixa um legado significativo, com obras como Saparilha, Aniba e Outros Povos, Novas Informações da Família Tokarski, Cronografia do Contestado, Dicionário de Regionalismos do Sertão do Contestado e O Tamboreiro de Pedras Brancas, que recebeu o prêmio de melhor livro de contos pela Academia Catarinense de Letras em 2010.
Seu velório está sendo realizado na Câmara de Vereadores. O sepultamento ocorre às 11 horas desta terça-feira, 18, no Cemitério Municipal de Canoinhas.
O Governo do Município se solidariza com amigos e familiares rogando a Deus que conforte os corações enlutados. Tokarski será sempre lembrado em nossas memórias e por meio de suas obras.