Partido é junção do Patriota com o PTB
MAIS NOMES
A política canoinhense entrou no modo turbo no fim de semana passado. Foram muitas as movimentações. Uma delas ocorreu no PRD, junção do Patriota e do PTB que vai estrear na eleição municipal neste ano em Canoinhas. O partido tem ambições.
O Partido da Renovação Democrática (PRD) estreia em Canoinhas com pré-candidatura do empresário Robson Calixto dos Reis à Prefeitura de Canoinhas.
A decisão foi tomada após uma reunião, que contou com o apoio dos pré-candidatos a vereador do PRD, sob a liderança do presidente municipal, Jaciel Neves, e do presidente estadual, Fabio Lopes Silva. “Este encontro marcou o início de uma nova era para a política de Canoinhas, com a formação de uma equipe comprometida com a verdadeira mudança”, diz Calixto.
O PRD destaca que os pré-candidatos a vereador, assim como Robson, não têm a política como atividade principal, “simbolizando não apenas uma renovação nas faces que representam nossa comunidade, mas também nas ideias e projetos que pretendemos implementar.”
Jaciel Neves destacou a importância de formar um time novo, com o objetivo de mostrar à população de Canoinhas que uma nova política é possível. “Estamos aqui para provar que cada um de nós pode fazer parte dessa renovação, trazendo uma gestão transparente, eficiente e, acima de tudo, comprometida com o bem-estar de todos os canoinhenses”, afirmou.
A lista de pré-candidatos a vereador tem nomes, de fato, novos, como o de Beatriz Wzorek Alves dos Santos, Gildo Stoker, Marilene Cardoso Luiz, Maxuel Assis Leite, Nelson Jaime Cordeiro Wagner, Omar Aquires Niedzielski, Pollyana Zvares, Rosi Aparecida Crestani, Adriano Krailing, Ana Carolina Allage e o próprio Jaciel Neves.
MDB EM MOVIMENTO

Mais dois encontros emedebistas foram realizados neste fim de semana, na Serra e no Meio-Oeste catarinense. O Bora 15 – Mobiliza MDB apresentou os pré-candidatos do partido dos municípios que compõem as coordenadorias regionais de Lages, São Joaquim, Curitibanos, Caçador, Joaçaba, Campos Novos, Videira e Canoinhas. O presidente da sigla, deputado federal Carlos Chiodini, disse que “essa eleição de 2024 será o divisor de águas no tabuleiro político de Santa Catarina”.
Em Bela Vista do Toldo também teve encontro do partido no fim de semana.
MÁXIMA ISENÇÃO
A vereadora Tatiane Carvalho (MDB) e o ex-secretário de Planejamento de Canoinhas, Gilson Guimarães, foram a uma rádio pertencente a um loteador pra defender que loteamento não precisa ser pavimentado pelo…, adivinhe, loteador. A prefeitura que banque. O “debate” ocorreu entre duas pessoas criteriosamente selecionadas por ter a mesma opinião.
INTERESSES MÚTUOS
A mesma vereadora foi impedida de se defender no ar de acusações feitas contra ela na emissora quando a mesma rádio era (ou segue sendo) aliada do ex-prefeito Beto Passos, réu da Et Pater Filium. O ex-prefeito usava a emissora para ofender e denegrir a imagem de quem o criticava, sem direito a réplica. Agora, como fala a língua do loteador, o jogo virou.
“Não é em um estalar de dedos que vamos resolver isso aqui”
Da vereadora Tatiane Carvalho, dois anos depois de o projeto ter entrado nas comissões da Câmara
LEMBRANDO
Entre cidades como Porto União, Mafra, Papanduva, Três Barras e São Mateus do Sul, só pra ficar em exemplos das mais próximas, somente Canoinhas não obriga loteadores a pavimentar. Os únicos loteadores que mandam essa conta para o Município são os de Canoinhas.
PL EM MAJOR VIEIRA

Em evento realizado na sexta-feira, 14, o Partido Liberal (PL) de Major Vieira anunciou seu pré-candidato a prefeito, o ex-vereador e ex-vice-prefeito David Ferens Primo.
Maurício Eskudlark, deputado estadual pelo PL, esteve presente e chancelou a escolha, representando o apoio do líder do partido, o governador Jorginho Mello. Eskudlark tornou-se um padrinho da sigla no município. Após os resultados expressivos nas eleições nacionais de 2022, o partido tornou-se desejado por muitos em todo o país. Em Major Vieira, Ferens recebeu ainda o apoio declarado do vice-presidente do PL, deputado federal Jorge Goetten.
PASSADO
“Tudo o que aconteceu em Major Vieira não representa em nada quem são seus apaixonados munícipes. Nosso povo honesto e trabalhador não pode carregar a imagem dos seus últimos governantes. Temos que virar a chave e voltar às boas manchetes. Não estou aqui para atacar ninguém nem discutir o passado. Nosso projeto é pautado na recuperação da nossa cidade, com um plano de governo e reestruturação administrativa apoiados pelo nosso governador Jorginho Mello, que nos receberá nas próximas semanas na capital justamente para entender os detalhes do nosso momento”, discursou Ferens.
Sobre o potencial vice, Ferens disse que “estamos abertos ao diálogo, e toda sigla é bem-vinda a juntar-se ao nosso projeto, mas existe a necessidade óbvia de que estejam alinhados com o nosso ideal, nossa visão de município e compartilhando do mesmo amor por cada parte deste chão. Aqui não há lugar para cabides de emprego e interesses pessoais. Não vamos definir um nome para vice antes do mês de agosto; primeiro, faremos nossa pesquisa de opinião, satisfação e necessidades da população.”
O PL de Major Vieira tem 20 pré-candidatos a vereador.
SUSPEITAS
A vereadora Tatiane Carvalho (MDB) levantou suspeitas sobre a contratação de médicos especialistas pelo Município durante a participação da secretária de Saúde, Francieli Costa Colla, na sessão desta segunda-feira, 17. Ela mostrou orçamentos com formatação idêntica.
Questionou, também, porque o modelo de contratação criticado pela atual gestão foi repetido neste ano.
A secretária tentou explicar, mas esgotado o tempo regimentar para a resposta, pouca coisa deu para entender.