sábado, 19

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Praça da Polícia Militar é homenageado em Canoinhas e Três Barras

Últimas Notícias

- Ads -

Rua em Canoinhas e Grupo Militar de Três Barras levam nome de subtenente da PMSC

O subtenente da Polícia Militar de Santa Catarina Vitor Ferraz de Deus, conhecido como Sargento Ferraz, que por muitos anos atuou no 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e foi delegado de polícia em Três Barras e Major Vieira, recebeu duas homenagens póstumas.

Desde 31 janeiro deste ano, o Grupo Policial Militar de Três Barras, que faz parte do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Canoinhas, passou a ser denominado Subtenente Vitor Ferraz de Deus, através da Lei n.º 18.857, sancionada pelo governador Jorginho Mello, atendendo proposição do deputado Sargento Lima, que foi aprovada em dois turnos na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) por unanimidade.

Em Canoinhas, a prefeita Juliana Maciel Hoppe sancionou a Lei nº 6.998, de 16 julho de 2024, que denomina a rua Vitor Ferraz de Deus, a via pública que tem início no entroncamento da rua 3 de Maio com a rua Jornalista Albino Raul Budant, que segue até o entroncamento da rua Bernardo Olsen com a rua Vergílio Trevisani, próximo à Escola de Educação Básica Santa Cruz (Cesc) e próximo a casa onde morava, no centro da cidade. A lei foi proposta pelos vereadores Gil Baiano e André Flenik e foi aprovada em dois turnos da Câmara de Vereadores de Canoinhas, também por unanimidade.


TRAJETÓRIA

Ferraz nasceu em 3 de dezembro de 1938 na cidade de Campos Novos (SC), na localidade de Espinilho, hoje município de Monte Carlo (SC).

Ingressou na PMSC, sendo incluído em 31 de outubro de 1958 na corporação policial militar catarinense. Realizou o curso de sargentos da PM, no qual se formou no ano de 1959. Em 1960, foi transferido para o 3º BPM de Canoinhas.

Em 22 de fevereiro de 1961, foi designado delegado do município de Major Vieira e em janeiro de 1962, foi transferido e nomeado delegado do município de Três Barras, sendo dispensado em 1965 e novamente nomeado delegado no ano 1981, pela segunda vez, delegado de Polícia do município de Três Barras.

Em 1962, Ferraz se casou com Dulcemar Ferreira, filha do tenente da PMSC Lídio João Ferreira, delegado especial de polícia de Canoinhas. Desta união nasceram dois filhos: Lídio João Ferraz de Deus e Rozana Ferraz de Deus.

Ao longo de sua carreira militar, o subtenente Ferraz exerceu inúmeras funções como delegado de Polícia. Foi delegado distrital de Bela Vista do Toldo em 1980; delegado de Fraiburgo em dezembro de 1966; delegado de Campos Novos, em maio de 1967; delegado de Braço do Norte em junho de 1967; e delegado de Xanxerê, em 1968.

Como graduado da PMSC, trabalhou no 3º Batalhão de Polícia Militar, na Companhia de Porto União, na Companhia de São Miguel do Oeste que pertencia na época ao BPM de Chapecó. Fez parte também do 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, do Batalhão de Polícia Militar de Lages e do Batalhão de Polícia Militar de Tubarão.

Ao passar para a reserva remunerada, foi secretário de Administração de Três Barras, nas gestões de Pedro Mery Seleme, Odilon Pazda e Luis Divonsir Shimoguiri. Foi responsável pela solicitação, construção e inauguração da atual delegacia de Polícia de Três Barras.

Faleceu em Canoinhas em 2 de julho de 2012, aos 73 anos.

Foto tirada antes do deslocamento para diligência policial para Timbó Grande, em 1972

Armamento apreendido em Três Barras em 1965

Armamento apreendido em Timbó Grande em 1972

Grupo Policial Militar de Major Vieira em 1961

Grupo Policial Militar de Xanxerê em 1968

Grupo Policial Militar de Três Barras em 1962