Foram registradas pelo menos 30 denúncias via aplicativo Pardal
PARDAL
Assim que teve início o período de campanhas políticas para as eleições de 2024, no dia 16 de agosto, a Justiça Eleitoral lançou o aplicativo Pardal, para receber denúncias de irregularidades durante as eleições. Até o momento, mais de 13 mil denúncias já foram registradas em todo o território brasileiro.
Em Santa Catarina, no entanto, cidades com menos de 100 mil habitantes têm o maior número de denúncias já feitas pelo aplicativo Pardal no Estado, sendo 72,85% da totalidade. Porto União lidera o ranking catarinense, com 30 denúncias já registradas no município, de um total de 442 no Estado.
Além de propaganda irregular e uso indevido dos meios de comunicação, qualquer cidadão pode usar o aplicativo Pardal para denunciar práticas como abuso de poder econômico e político, e até mesmo compra de votos. Para que a denúncia seja registrada, porém, é necessário que sejam anexadas provas como fotos, vídeos ou áudios.
DENÚNCIAS EM SC
São Bento do Sul, Timbó Grande, Caçador, Calmon e Campos Novos são alguns dos municípios que constam na lista dos municípios catarinenses que já tiveram denúncias registradas. Segue abaixo lista completa:
Porto União: 30
Gaspar: 25
Agrolândia: 20
Indaial: 19
Itajaí: 19
Schroeder: 19
Blumenau: 18
Florianópolis: 18
Lages: 18
Rodeio: 18
Antônio Carlos: 17
Rio Do Sul: 16
São José: 16
São Pedro De Alcântara: 15
Tubarão: 12
Correia Pinto: 10
Xaxim: 10
Ipuaçu: 9
Navegantes: 8
São José Do Cedro: 8
Araranguá: 7
Cunha Porã: 7
Içara: 7
Lajeado Grande: 7
Presidente Getúlio: 7
Rio Do Campo: 7
Ponte Alta Do Norte: 6
Criciúma: 5
Palma Sola: 5
São Miguel Do Oeste: 5
Camboriú: 4
Garopaba: 4
Palhoça: 4
Rio Do Oeste: 4
Urubici: 4
Jaraguá Do Sul: 3
Pescaria Brava: 3
Balneário Piçarras: 2
Bombinhas: 2
Brusque: 2
Alfredo Wagner: 1
Anita Garibaldi: 1
Araquari: 1
Balneário Camboriú: 1
Calmon: 1
Campos Novos: 1
Catanduvas: 1
Caçador: 1
Fraiburgo: 1
Frei Rogério: 1
Garuva: 1
Itapema: 1
Itapoá: 1
Laguna: 1
Lauro Müller: 1
Penha: 1
Planalto Alegre: 1
Porto Belo: 1
Saudades: 1
São Bento Do Sul: 1
São João Do Oeste: 1
Timbó Grande: 1
MERENDEIRAS
Sobre nota da coluna de ontem, na qual o vereador Willian Godoy (PSD) questiona a suposta falta de merendeiras nas escolas, a Secretaria de Educação de Canoinhas esclarece em nota que “a alimentação escolar está sendo servida normalmente nas unidades públicas municipais sem qualquer prejuízo aos alunos – tudo está sendo preparado com muito carinho pelos profissionais responsáveis e com cardápio elaborado pela nossa equipe de nutrição.”
Segundo a nota, são mais de 13 mil refeições servidas diariamente.
“Estamos contratando novos profissionais para suprir a demanda de servidores que estão se aposentando ou por ventura pegam atestado. Ação normal que ocorre em qualquer setor público ou privado”, diz a nota.
MERENDEIRAS 2
Godoy segue insistindo no assunto. Agora, ele questiona os salários pagos as merendeiras, que seria menor do que o pago pela empresa licitada anteriormente.
DRAGAGEM
O vereador André Flenik (PL) está solicitando que o Município elabore um estudo ambiental e um laudo técnico para verificar a possibilidade de realizar a dragagem e limpeza do rio Água Verde e, posteriormente, revitalização das margens do rio. “Observando que a concentração de lodo e entulho no rio são um dos agravantes para a possibilidade de enchentes e enxurradas”, observa Flenik.
CANELETAS
O vereador Gil Baiano (PL) está questionando o Município se no projeto original de pavimentação da Estrada João Leandro Gonçalves, está previsto o uso de grama nas canaletas laterais. “Entende-se que essa escolha pode gerar problemas de manutenção a médio e longo prazo. A grama, embora esteticamente agradável, requer manutenção constante, que inclui corte manual e a desobstrução frequente
das canaletas, especialmente em períodos de chuva, quando o acúmulo de barro pode facilmente causar entupimentos. Por outro lado, a substituição das canaletas de grama por canaletas de concreto oferece uma solução mais durável e de baixa manutenção, sendo mais eficiente para o escoamento de água, além de evitar problemas de entupimento e a necessidade de intervenções manuais frequentes. Dessa forma, solicita-se que seja feita a reavaliação do projeto de pavimentação para a substituição das canaletas de grama por canaletas de concreto, visando à economia de recursos públicos e à durabilidade do projeto.”
ERRO NA MULTA

O vereador André Flenik (PL) relatou na sessão desta terça-feira, 27, reclamações de pessoas que possuem mais de um veículo registrado em sua conta no aplicativo do estacionamento rotativo em Canoinhas. Segundo o vereador, eles relataram que, ao selecionar a placa correta de um veículo, estão recebendo multas indevidas devido a uma possível falha no sistema que seleciona automaticamente o veículo errado. “Solicita-se que a empresa Hiper Of Ltda forneça os seguintes esclarecimentos sobre o funcionamento do aplicativo: informações detalhadas sobre o funcionamento do aplicativo e os procedimentos para a seleção de veículos; parecer ou laudo técnico da empresa responsável pelo software, que comprove a verificação e funcionamento correto do sistema, ou indique possíveis falhas que possam estar ocorrendo; e medidas que estão sendo tomadas para resolver as questões relatadas pelos usuários e evitar novos incidentes.”