Foi constatado dano em floresta de vegetação nativa secundária, mediante corte e uso de fogo
A Polícia Ambiental recebeu na quarta-feira, 18, uma denúncia referente a desmatamento de árvores nativas na localidade de Água Branca, no município de São Mateus do Sul.
Na área denunciada, após vistoria e levantamentos, foi constatado o dano em floresta de vegetação nativa secundária, em estágio médio de regeneração no bioma mata atlântica, mediante corte e uso de fogo, atingindo espécie especialmente protegida como pinheiro araucária, em área correspondente a 2,87 hectares.
Próximo à área desmatada, a equipe encontrou 12 toras de pinheiro araucária, que após cubadas chegou ao volume de 8,37 metros cúbicos e uma pilha de lenha nativa oriunda da área desflorestada, que após mensurada correspondeu ao volume de 46,3 metros cúbicos.
O proprietário teria afirmado aos policiais que não possuía autorização do órgão ambiental competente para realizar o desflorestamento na propriedade.
O material lenhoso e as toras foram apreendidos administrativamente, ficando o autor como fiel depositário, além de ser devidamente orientado quanto aos procedimentos e advertido quanto a sua conduta.
O caso deverá ser investigado.

